Prefeito de Varginha se reúne com profissionais da saúde para traçar metas combatentes ao coronavírus

Em Varginha a Prefeitura vem acompanhando os casos de suspeita de coronavírus desde a manhã de quarta-feira, 26, quando integrantes de uma família que havia retornado da região da Lombardia, na Itália, apresentaram sintomas da doença, e foram transferidos para Pouso Alegre.

Nesta quinta-feira (28), o prefeito Antônio Silva, juntamente com o vice-prefeito Vérdi Melo, reuniu com profissionais da Saúde pública (Secretaria de Saúde, Hospital Bom Pastor, UPA e Unidades Básicas) , para discutir ações a serem tomadas, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

“Tivemos uma situação em Varginha de casos suspeitos da doença, estamos monitorando, dando todo o amparo as família envolvidas, criamos um grupo de trabalho envolvendo o Hospital Bom Pastor, a UPA, a Secretaria de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde, para acompanhar toda esta situação. Estamos preocupados mas ao mesmo tempo, queremos tranquilizar a população de que estamos tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença, em especial as medidas preventivas e para isso esperamos contar com a colaboração de toda a população”, disse o prefeito.


Varginha monitora casos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha esclarece que está monitorando os casos suspeitos de Coronavírus de pacientes procedentes da região da Lombardia, na Itália, e ressalta que, tão logo recebeu a notificação, os serviços de saúde foram acionados para condução, esclarecimentos e tomada de medidas.
Seguindo o Protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, das pessoas envolvidas, 3 foram encaminhados para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, que é referência (no momento) para atendimento de casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19). Um quarto caso foi atendido no hospital Humanitas de Varginha, onde a pessoa permanece internada sob os cuidados necessários dos profissionais daquela unidade.
Ressaltamos que os familiares destas pessoas que se encontram internadas estão sendo monitorados e permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Todas as informações sobre a situação podem ser esclarecidas pela Secretaria de Saúde do município e Assessoria de Imprensa de Comunicação da Prefeteitura, evitando informes não oficiais.
Relacionamos abaixo, orientações básicas e importantes para o controle da doença.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte e fotos: Assessoria Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *