Pesquisa aponta Vérdi em primeiro nas intenções de votos para prefeito

Pesquisa divulgada hoje (13), foi encomendada pela TV Alterosa ao Instituto F5 Atualiza Dados.

Redação CSul/Foto: Reprodução

Foi divulgada nesta quarta-feira (13), a primeira pesquisa de intenções de votos à prefeitura de Varginha. A apuração encomendada pela TV Alterosa ao instituto F5 Atualiza Dados, mostra o atual prefeito, Vérdi Lúcio Melo (Avante), como primeiro colocado em todos os cenários possíveis. Vale ressaltar que, Vérdi assumiu o Executivo após renúncia do até então prefeito, Antônio Silva.

De acordo com a pesquisa, em um primeiro momento Vérdi aparece com 33,6% das intenções de votos dos eleitores. O ex-vereador, Rogério Bueno (PSB), vem em segundo com 11.22%. Já o atual vereador, Zacarias Piva (PSL), soma 5.53%. Possíveis candidatos como: Maria da Penda (PSOL); Jonas Loureiro (PCdoB); Anderson Martins (PSDB); Zé Dobrada (PT) e Démetrius Junqueira (Rede), aparecem com menos 2% das intenções cada. Ao todo, 27,8% da população varginhense seguem indecisos. Outros 16,2% disseram que votariam em branco ou nulo.

Pesquisa espontânea

Em cenários de pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados os pré-candidatos, Vérdi também aparece na liderança. O candidato do Avante é citado por 14,74% dos eleitores.

Porém, o número de indecisos atinge 63,15% neste cenários e o de brancos e nulos somam 15,07. Ainda em pesquisa espontânea, Rogério Bueno também aparece como segundo colocado, somando 2,51% das menções. Zacarias Piva é citado por 1,01% dos populares ouvidos.

Segundo Domilson Coelho, diretor da F5, a vantagem do atual prefeito não significa que a eleição já está “definida”, para ele o cenário ainda está aberto. “Há praticamente 28% de indecisos (no cenário estimulado). Isso, com certeza, vai se distribuir e tudo vai depender das campanhas.”– disse, Coelho.

Outro cenário:

Também em cenário de pesquisa espontânea, onde qualquer pessoa pode ser citada, Vérdi segue liderando, dessa vez com 29,8%. Geisa Teixeira; Professor Cleitinho e Eduardo Corujinha também foram citados.

É importante lembrar que, por não ter mais de 200 mil eleitores Varginha não terá segundo turno. Conforme mudança no calendário eleitoral, os partidos terão até 26 de setembro para registrar os candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até que isso aconteça todos podem ser considerados pré-candidatos.

A pesquisa foi realizada nos dia 8 e 9 de agosto. Foram entrevistados 597 eleitores. A margem de erro estipulada é de 4.0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *