Paróquias anunciam paralisação de reuniões e retiros; “Missas sem Povo” serão transmitidas pela internet

CSul entrou em contato com as matrizes da cidade; confira

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação 

Em atenção às medidas preventivas contra a propagação do COVID-19 e após o decreto assinado pelo prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Melo, paróquias de Varginha resolveram suspender as missas e atividades por tempo indeterminado. Vérdi editou decreto em que declara situação de emergência na área da Saúde e proibindo eventos com mais de 50 pessoas.

Durante a semana, o bispo diocesano de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, já havia divulgado áudio com orientação aos fiéis quanto às participações em missas e atividades nas paróquias; o bispo ainda ordenou que os padres fiquem à disposição dos fiéis para o atendimento na igreja e em lugares arejados em horários pré estabelecidos e comunicados aos paroquianos.

“Todos os fiéis estão dispensados da obrigação prevista no Código de Direito Canônico, de participar das missas dominicais e nos demais dias de preceito. Recomendamos especialmente aos idosos que permaneçam em casa e que sejam observados com rigor as orientações advindas dos decretos, federal, estadual e de cada município. Sejam suspensos ainda os mutirões de confissões e as visitas aos doentes e idosos, por sacerdotes e membros dos mais diversos serviços de pastorais e movimentos”, ressaltou Dom Pedro Cunha Cruz.

CSul entrou em contato com as nove matrizes da cidade e listou as paralisações (Paróquias Frei Galvão e Cristo Luz dos Povos não atenderam). Confira:

Paróquia Sant’Ana

A Matriz do Sant’Ana permanecerá aberta durante o dia para que os fiéis, de forma individual e pessoal, façam suas orações e visitem a Capela do Santíssimo Sacramento. O padre rezará a “Missa sem povo” na paróquia, em intenção de todos das comunidades.

Paróquia Imaculada Conceição

Será celebrada todos os dias, às 18h, a chamada “Missa sem Povo”, na Igreja Paroquial da Imaculada Conceição, que deve ser transmitida pela página da Paróquia no Facebook. Não haverá missa com a participação da comunidade por tempo indeterminado.

Não haverá exposição do Santíssimo Sacramento sobre o Altar. A igreja permanecerá aberta para a oração pessoal nos horários de costume e haverá um sacrário no presbitério, favorecendo a oração para quem for à igreja. Confira posicionamento do padre Josimar:

Algumas informações após a reunião do clero da Forania

Publicado por Paróquia Imaculada Conceição em Quarta-feira, 18 de março de 2020

Paróquia Divino Espírito Santo

No período de 19/03 e 03/04, não haverá missas, adoração, grupo de oração, catequese e encontros dos movimentos, pastorais,m associações, ministérios e fraternidades.

Serão atendidas somente confissões individuais nos horários determinados pela paróquia.

Boa tarde, orientações da Paróquia do Divino Espírito Santo, em respeito as medidas a serem tomadas contra o Vírus COVID- 19

Publicado por Paróquia Do Divino Espírito Santo em Quarta-feira, 18 de março de 2020

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

O escritório paroquial está funcionando normalmente e a igreja permanece aberta durante o dia. As reuniões no Salão Paroquial foram canceladas.

As missas serão celebradas sem a presença dos fiéis e poderão ser acompanhadas no facebook da paróquia. Sexta-feira (20) e sábado (21), às 15h e domingo (22) às 9h e 16h.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Suspensas por tempo indeterminado a catequese, retiro dos ministros, retiro da pastoral familiar, atendimento aos enfermos, grupos de reflexão, Encontro de Jovens com Cristo e atividades no recanto da criança feliz.

Paróquia São José

Reuniões e encontros de pastorais e movimentos, visitas dos Ministros da Sagrada Comunhão, grupo de terço e oração aos idosos e enfermos estão cancelados.

As missas acontecerão normalmente, sem a participação da comunidade, transmitidas pelo facebook da paróquia.

Paróquia do Mártir São Sebastião

Reuniões e encontros de pastorais e movimentos e visitas dos Ministros da Sagrada Comunhão aos idosos e enfermos estão suspensos. As celebrações das missas acontecem normalmente, transmitidas pelo facebook da paróquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *