Organização social dos residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos terá sua principal etapa apresentada neste sábado

Dando prosseguimento ao processo de construção do sentimento de pertencimento e empoderamento da população dos residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos, acontecerá neste sábado (5), às 15h, a segunda Oficina de Capacitação dos moradores para a implantação do Conselho de Representação e Integração.

Ação contará com a presença das lideranças e agentes comunitários das referidas comunidades. O conselho será um canal privilegiado de comunicação entre o Poder Executivo e a comunidade, visando o desenvolvimento permanente e sistemático de um processo de consulta à população, objetivando subsidiar a gestão pública de Varginha de informações e indicações para as revisões e correções necessárias do Plano Diretor Municipal.

Será elaborado o PPA, para formulação das prioridades a serem inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Municipal, assegurando a participação comunitária na formulação, definição e implementação das Políticas Públicas Municipais destinadas a cumprir as funções sociais da cidade.

Além disso serão articuladas as entidades de interesse social, com associações de todos os matizes, com os médios, pequenos e micro empresários, com as pastorais e grupos religiosos de todas as igrejas presentes na comunidade e com todos os órgãos dos três níveis de governo, visando compatibilizar, harmonizar, convergir e integrar as ações, empreendimentos e projetos de interesse comum, coletivo e comunitário.

Na oficina, os presentes tomarão conhecimento e refletirão sobre as funções e atribuições da Assembléia Comunitária, da Comissão Diretora e das dez coordenadorias temáticas, tendo como objetivo capacitar os futuros ocupantes destas funções no pleno exercício da cidadania e da efetiva participação em todas as atividades, planos, programas, projetos e ações com vistas ao processo de desenvolvimento socioterritorial.

Participarão ainda, a equipe técnica da SEHAD e a equipe técnica da Ângulo Social Ltda.

A Oficina será desenvolvida pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social,  Francisco Graça de Moura, cientista social com 40 anos de experiência na área de organização social de comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *