Mutirão Regional de Combate ao Aedes será em 16 de fevereiro

O prefeito de Varginha, Antônio Silva e seu vice, Vérdi Melo, participaram do lançamento da 4ª Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
Parceria reuniu representantes de prefeituras da região e a EPTV, na Cidade Universitária do Grupo Unis.
O projeto consiste em um dia de mobilização regional com orientações e atividades gratuitas de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“Nós queremos criar um grande movimento regional envolver todas as cidades que recebem o sinal da EPTV fazendo com que toda comunidade participe e se envolva com esse tema e com o combate ao mosquito”, diz o diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro.
O “Dia D”, quando ocorre o mutirão, está marcado para 16 de fevereiro e acontecerá simultaneamente em 317 cidades. Varginha receberá o lançamento da campanha nos próximos dias.
O secretário municipal de Saúde Interino de Varginha, Vérdi Melo falou da importância desta campanha para Varginha e todo o Sul de Minas.
“Se todos nós fizermos a nossa parte conseguiremos evitar uma epidemia da Dengue que se anuncia. Em Varginha, onde o LIRAa apontou risco médio de infestação do Aedes Aegypti, estamos em estado de alerta, e a exemplo dos outros anos, seremos parceiros nesta luta”, ressaltou o vice-prefeito.
O prefeito Antônio Silva parabenizou a EPTV pela iniciativa responsabilidade social, ressaltando que, “através de uma campanha tão abrangente como esta que acontece em sua quarta edição, confirmando o sucesso. Vivemos um momento de alerta, e precisamos conscientizar a todos da gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes, que podem matar ou deixar sequelas”.
Em Varginha, a Prefeitura ressaltou que já são 48 casos suspeitos de dengue, mas até o momento nenhum foi confirmado. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado dos matérias encaminhados à Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte.
Na cidade, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vem desenvolvendo ações contínuas no combate ao Aedes. Os Mutirões da Limpeza acontecem semanalmente nos bairros onde há maior incidência de focos do vetor. Esta semana, equipes estiveram no Sion, de onde, na primeira parte, foram retirados 12 caminhões e quatro caminhonetes de materiais inservíveis descartados pelos moradores, mais 62 pneus. Na próxima quarta-feira (30), equipes retornarão no bairros para finalizar o serviço.
Além disso, agentes da Vigilância Ambiental percorrem a cidade, recolhendo lixo depositado ilegalmente em diversos bairros.
“Uma luta incessante”, disse o coordenador da Vigilância, José Donizeti. Ele conta que na semana passada esteve no bairro Treviso, onde retirou cinco caminhões de lixo. “Fizemos a limpeza e no outro dia já tinha mais outro tanto lixo no local”, lamenta. Outra ação é percorrer casa de acumuladores de onde chegam ser retirados toneladas de lixo, incluindo móveis e utensílios. Uma luta que não para e que para ser vitoriosa precisa da cooperação de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *