Museu ganha plantas originais do Cine Rio Branco e Rex

Nesta quinta-feira (18), a Casa da Cultura Nico Vidal recebeu a visita de Aloísio de Araújo Prince, que veio de Belo Horizonte para doar cinco plantas originais do Cine Rio Branco e do Cine Rex, além do panfleto de inauguração do Cine Rio Branco, ocorrida em 16 de agosto de 1956.

De acordo com o diretor da Casa da Cultura, Lindon Lopes, outros materiais sobre o Rio Branco como fitas deverão ser doados ao Museu.  Com esse material e mais fotos e recortes de jornais, será criado um espaço exclusivo para a história dos cinemas em Varginha.

“Outra novidade é que o Cine Rio Branco também será pintado externamente através de um projeto que envolve a Suvinil e a RN Tintas”, afirma Lindon que agradece Aloíso pela doação desses documentos que muito enriquecerão o acervo do Museu Municipal de Varginha e também à iniciativa da pintura do local.

Museu abrirá dia 4 de fevereiro

O Museu Municipal de Varginha informa que dará sequência à abertura todo primeiro domingo do mês durante todo o ano de 2018 com uma programação voltada para crianças e adultos.

A iniciativa que começou em agosto do ano passado supera as expectativas de público e de interessados. O Museu de Varginha fechou o ano de 2017 informando ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) 2.963 visitantes.

De acordo com o diretor da Casa da Cultura Nico Vidal, Lindon Lopes, esse aumento expressivo de visitas se deve à variedade de atrações oferecidas gratuitamente à população.

“Tivemos oficinas, palestras, exibições, lançamentos de livros, atrações culturais como teatro, mágico, exposições, guloseimas para as crianças que tem sido um chamativo especial, pois o público infantil está acostumando a frequentar esse tão importante espaço cultural de Varginha”, conclui Lindon. Portanto, o Museu estará aberto no domingo, dia 4 de fevereiro das 9 às 17horas.

Roda de Conversa com Artesãos

Será realizada no próximo dia 25, a Roda de Conversa com o tema “Artesanato em Movimento. O encontro será com dirigentes da Casa da Cultura Nico Vidal e representantes das Associações de Artesanato de Varginha com o objetivo de planejar, discutir, elaborar planos de trabalho e debater a fomentação e fortalecimento do segmento na cidade. Haverá o sorteio de datas para exposição no Foyer do Theatro Municipal Capitólio.

Participarão a Assoart, Aminart, Avec, Associação Artística Janet Finatti, Associação dos Aposentados, Clube de Mães da Fuvae, Vida Viva, CDCA, CCI e Projeto Bem-te-vi.

A orientação para quem faz artesanato e ainda não participa de nenhuma associação é para que procure a Casa da Cultura para informações visando o fortalecimento e representatividade do setor.

Lindon adianta que novidades estão programadas para 2018 como a realização de cursos para inovar a produção local. A Roda de Conversa será na próxima quinta-feira, ás 15h, na Casa da Cultura (telefone 3690-2716).

Fotos: Reprodução/Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *