Multa para trotes por telefone a emergências é aprovada na ALMG

Os atendentes são treinados para identificar os trotes, mas muitas vezes, a pessoa passa detalhes tão reais que fica difícil não acreditar
Os atendentes são treinados para identificar os trotes, mas muitas vezes, a pessoa passa detalhes tão reais que fica difícil não acreditar

Nesta quarta-feira (07), o  Projeto de Lei (PL) 838/15, que estabelece multa pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências, foi aprovado em 2º turno na Reunião Extraordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG.

A proposição, de autoria do deputado Inácio Franco (PV), tem o objetivo de evitar os trotes por telefone aos serviços de resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais, como os acionados pelos números 190 (Polícia Militar), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Varginha

A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Varginha, continua recebendo um alto número de trotes e além das ligações enganosas,  muitas pessoas ligam para pedir informações, quando o serviço só deveria ser acionado para urgências. O problema preocupa, já que com os trotes, uma emergência real pode deixar de ser atendida.

Um levantamento da central do SAMU mostra números preocupantes: de janeiro de 2015 ao dia 7 deste mês, o serviço já recebeu quase 150 mil trotes, o que equivale a 19,21% de todas as ligações. As ambulâncias saíram mais de 3 mil vezes por conta de chamados falsos.

Os atendentes são treinados para identificar os trotes, mas muitas vezes, a pessoa passa detalhes tão reais que fica difícil não acreditar.  Em casos como este, os atendentes acabam acionando as equipes de resgate, que só percebem o trote no local da suposta ocorrência. Um deslocamento totalmente desnecessário e que, desde fevereiro, já aconteceu mais de 3 mil vezes.

Informações
O SAMU só deve ser acionado quando houver alguma urgência ou emergência, como problemas cardiorrespiratórios, casos de intoxicação, queimaduras graves, maus-tratos, partos de risco, crises hipertensivas, acidentes de trânsito, entre outros.

A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, em Varginha, continua recebendo um alto número de trotes e além das ligações enganosas
A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Varginha, continua recebendo um alto número de trotes e além das ligações enganosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *