Moradores reclamam de lixo na Praça São Charbel; Prefeitura diz que trânsito é prioridade e manutenção das praças segue cronograma

Após 1ª Ação de Limpeza e Manutenção, realizada pela Nova Acrópole no dia 19 de outubro, local já está dominado pela sujeira novamente

Na tarde desta terça-feira (5), moradores entraram em contato com a redação do CSul, relatando a sujeira espalhada pela Praça São Charbel. No acesso à praça, pela Avenida Francisco Navarra, uma das principais vias da cidade, havia uma lixeira cheia, com resíduos espalhados pelo chão, como sacolas plásticas, copos descartáveis e restos de alimentos.

No dia 19 de outubro, a Organização Internacional Nova Acrópole, filial Varginha, realizou a 1ª Ação de Limpeza e Manutenção na Praça São Charbel. Dezessete dias depois, moradores continuaram reclamando do excesso de sujeira no local, que possui ao seu entorno, restaurantes, bancos e demais estabelecimentos comerciais.

Realizada integralmente por voluntários, ação efetuou o recolhimento de todo o lixo, o corte da grama de alguns canteiros, além da manutenção dos pingos de ouro. Foram ainda retirados os matos no piso e ao final, concluiu-se com limpeza geral e a varredura de todo o espaço.

Em parceria com a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosub), ação realizada pela Nova Acrópole teve como objetivo não só a limpeza e manutenção do espaço, mas fundamentalmente o de desenvolver uma mentalidade de cidadania, de cuidado com o bem público e de poder inspirar nas pessoas um protagonismo prático, baseado na pro-atividade e no exemplo.

Requerimento vereador Leonardo Ciacci

No dia 22 de outubro, por meio de uma indicação encaminhada ao prefeito Antônio Silva e ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Roberto Pinto, o vereador Leonardo Ciacci cobrou a realização de limpeza em diversas praças da cidade.

Segundo Ciacci, a reclamação vem de diversos munícipes insatisfeitos com a sujeira e o abandono dos espaços públicos nos mais diversos locais de Varginha.

“Tenho recebido muitas reclamações sobre a falta de manutenção e o acúmulo de lixo em algumas praças do município e isso tem privado a população de desfrutar com o devido conforto e segurança desses espaços. Sendo assim, peço à Prefeitura que providencie a limpeza desses locais e estabeleça um cronograma para manutenções periódicas, pois assim será possível oferecer a todos os frequentadores desses locais, praças sempre limpas e adequadas ao uso de nossas crianças, jovens e idosos”, disse o vereador.

Leonardo Ciacci reforçou ainda, que apesar de parecer uma medida simples, demonstra muito o zelo da administração pela cidade. “As pessoas que são de fora e passam por Varginha e encontram os espaços públicos bem cuidados divulgam bem o nome do nosso município lá fora. Gera uma boa repercussão diante de um trabalho bem feito”, ressaltou.

O CSul entrou em contato com o vereador nesta terça-feira (5). Segundo Ciacci, “nosso pedido é em relação não somente à limpeza das praças, mas para que ocorra, também, um devido acompanhamento e constante manutenção da equipe da administração pública, porque limpa-se um local hoje e se não acompanhar, na semana que vem já está sujo. Os espaços públicos precisam estar em condições de serem ocupados pela população para que ela possa frequentar em seus momentos de descanso e lazer. Desta forma evita-se até que vândalos depredem o patrimônio, pois ali estará sendo frequentado por famílias, que terão locais apropriados para conviver”, concluiu.

Nota da Prefeitura

Em contato com a Prefeitura de Varginha, o CSul foi informado que está sendo priorizado o trânsito da cidade e que a manutenção das praças segue um cronograma. Confira:

“A Prefeitura de Varginha esclarece que neste momento está sendo priorizado o trânsito da cidade, com a pintura de ruas e avenidas, com a sinalização horizontal e melhorias nas placas sinalização e operações tapa buraco. A manutenção das praças segue um cronograma, a exemplo da reforma do Jardim do Sapo, Igreja do Mártir  São Sebastião e da Praça dos Girassois no bairro Pinheiros, que passaram recentemente por melhorias. Todas terão a mesma atenção da administração”.

Redação CSul / Ana Luísa Alves / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *