Missões Empresariais visitam CCCMG, Procafé, UCOM, Porto Seco e Fazenda dos Tachos

O Café com Tudo realiza desde a sua segunda edição a Missão Empresarial. Este ano, com o objetivo de trazer um novo roteiro aos participantes, foram realizadas duas missões. A primeira e já tradicional, aconteceu na sexta-feira (24) e a segunda, na Fazenda dos Tachos, no sábado (25).

CCCMG, Fundação Procafé, UCOM e Porto Seco

Na missão de sexta, empresários e representantes de diversas entidades visitaram o Centro do Comércio de Café de Minas Gerais, onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Archimedes Coli Neto. Seguindo com a programação os participantes visitaram a Fundação Procafé, e foram recebidos pelo superintendente executivo da fundação, João Marcelo Oliveira de Aguiar, que falou sobre os trabalhos realizados pela Procafé. A engenheira agrônoma, Ana Carolina Ramia dos Santos Paiva, responsável pelo laboratório de solos e folhas, apresentou os trabalhos realizados por eles.

A Usina Cocatrel Minasul – UCOM, foi o terceiro lugar visitado, o presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães e o gerente administrativo financeiro, Bruno Bossi guiaram os convidados apresentando todo o processo realizado pela UCOM. O Porto Seco foi o quarto e último local visitado pela missão, lá todos foram recebidos pelo diretor comercial, Marconi Maurício Miranda, o diretor da Logística Integrada Varginha, Matheus Nogueira Paiva e pelo gerente administrativo, Welison Mendonça.

A Missão agradou os participantes. Orivaldo Mendonça, diretor administrativo da Guarda Civil Municipal de Varginha, gostou de ter sido um dos convidados. “Fiquei satisfeito em participar dessa missão, apesar de estar em Varginha há mais de 30 anos, eu desconhecia essa evolução do café em nossa cidade, foi uma experiência muito grande estar aqui e aprender sobre o café”, disse.

O diretor da UNIFAL, Leandro Riveli Teixeira Nogueira, também elogiou o roteiro. “Essa missão mostrou a potência que é o café, e o quanto ele contribui com a região. Foi uma experiência muito rica, seria muito bom se todos pudessem participar, para poder conhecer um pouco mais do que é o café e contribuir com esse negócio”.

Sérgio Miamoto, Chefe de Produção da Melitta, também foi um dos convidados. “A missão me ajudou a ampliar a visão e o conhecimento sobre o mundo do café. É um evento que deveria se repetir para que mais pessoas possam conhecer todo o processo cafeeiro, desde a pesquisa, beneficiamento e até exportação do café”, disse.

Fazenda dos Tachos

A segunda missão aconteceu na Fazenda dos Tachos e contou com a participação de pessoas que já foram nos anos anteriores na missão tradicional (CCCMG, Procafé, UCOM e Porto Seco).

Na fazenda o grupo foi recebido pelo Sr. Adelino, Dona Zezinha e o filho Thiago, proprietários do local. O tour apresentou um roteiro completo onde os participantes conheceram a lavoura, terreiro de café e a torrefação. Adelino explicou cada parte do processo até o café chegar ao consumidor.

A missão contou ainda com uma palestra do Dr. Adrian Nogueira Bueno, que falou sobre o café na medicina, seus benefícios, mitos e verdades sobre a segunda bebida mais consumida no Brasil. O encontro foi encerradp com um almoço na Fazenda dos Tachos.

“Alcançamos o nosso objetivo, conseguimos, nas duas missões, mostrar como o Café é importante para Varginha e toda a região. Esse é o objetivo do Café com Tudo, valorizar este produto que desde a sua chegada ao país colabora para o nosso crescimento”, disse o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

O Café com Tudo foi uma realização da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha e teve como co-realizadores a Minasul e o Sicoob Credivar.

O evento contou ainda com apoio da Polícia Militar, Rádio Itatiaia e Sebrae. Além dos parceiros BSCA, Fundação Procafé, Prefeitura Municipal de Varginha, Secretaria Municipal de Educação, Grupo UNIS e Secretaria de Turismo e Comércio.

Os patrocinadores foram FIEMG, Casa Rústica, Via Café Garden Shopping, Centro do Comércio de Café de Minas Gerais, TV Alterosa, Porto Seco Sul de Minas, Rede Mais/Record TV, WOutdoor, Estrela, Melitta, EPTV e Associação Médica de Varginha.

Fonte e fotos: ACIV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *