Lobo-guará é capturado em farmácia no Centro de Varginha

4191449Um lobo-guará foi capturado na manhã desta terça-feira (19), no estacionamento de uma farmácia em Varginha. Ele foi visto por moradores no Centro da cidade, por volta das 5h, que acionaram o Corpo de Bombeiros. A equipe usou uma espécie de enforcador para capturar o animal, que foi levado para a base dos Bombeiros.

Com um instrumento conhecido como cambão, os bombeiros conseguiram capturar o lobo por volta das 6h. Pessoas que passavam pelo local se espantaram com a presença do animal. Três soldados participaram da captura.

“A gente levou uma caixa de madeira para colocar o animal, mas quando nos deparamos com um animal de grande porte, levamos uma carrocinha que a gente tem com uma gaiola, e conseguimos capturar ele através de um cambão, utilizamos uma rede também, caso o animal estivesse agressivo, e colocamos nessa caixa apropriada”, contou o sargento dos bombeiros, Luiz Pereira Sarto.

O animal passou pelo Zoológico de Varginha para ser avaliado por um veterinário. “Esse animal já teve contato com a civilização, com a cidade, [então] a soltura fica comprometida porque você está soltando um animal em um local onde você não sabe a densidade populacional e pode alterar de forma negativa. É um animal que pode levar doenças pra onde a gente vai soltar, então provavelmente o animal fica aqui no zoológico”, explica o diretor do local, o veterinário Marcos Mina.

Na sede do Corpo de Bombeiros, o lobo-guará virou atração. A manhã foi de fotos e visitas ao animal. Foi a primeira vez que Caio Carvalho, de 7 anos, viu um lobo tão de pertinho. “Muito bravo [o lobo]”, comentou o menino.

Outros animais
Na tarde da segunda-feira (18), o Corpo de Bombeiros também capturou um gambá e um gavião em Varginha. O gambá estava dentro de uma loja de móveis na Avenida Francisco Navarra. Ele foi capturado e solto em seguida. Já o gavião carcará foi encontrado caído em uma rua do bairro Nossa Senhora das Graças. Como ele estava ferido, a ave foi encaminhada para o zoológico da cidade.

loboguara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *