Livro Imigração Italiana em Varginha foi lançado com chancela do Consulado Italiano

O historiador José Roberto Sales lançou nesta terça-feira (16), o livro “Imigração Italiana em Varginha (MG) – 1887-1927” no Museu Municipal.

O livro de 176 páginas apresenta aspectos econômicos, sociais e culturais da imigração italiana no município de Varginha, Minas Gerais, no período entre 1887 e 1927. Ela foi relacionada ao contexto amplo da formação populacional brasileira caracterizada pela miscigenação e ao quadro político, social e econômico da época, principalmente, à Abolição da Escravatura.

“A interpretação dos fatos busca a construir uma narrativa interdisciplinar e multifacetada que alia história, psiquiatria, psicanálise e linguística”, destaca José Roberto Sales.

A publicação conta com a chancela do Consulado da Itália em Belo Horizonte. Como se trata de um importante retrato da história varginhense, o autor decidiu disponibilizar gratuitamente todo o conteúdo na página da Fundação Cultural em www.varginhacultural.com.br, por meio do menu Patrimônio Cultural > Coleção José Roberto Sales.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *