LIRAa aponta Médio Risco de infestação da dengue

Entre os dias 7 e 9 de janeiro, aconteceu o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti) do ano, que classificou o município de Varginha como MÉDIO RISCO de infestação do Aedes Aegypti,  mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.

O levantamento é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de dois mil imóveis. 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde são visitados em cada município. Em Varginha, de acordo com o último levantamento realizado

Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que seguem junto a um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas, sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

Após todo esse trabalho, todos os dados são lançados no sistema onde o mesmo classifica o município como Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de Infestação.

Em Varginha, 138 focos foram registrados durante o levantamento, o que deixou a cidade próximo à classificação de Alto Risco. Houve um aumento expressivo em relação ao último apontamento, realizado em outubro de 2018, onde 39 focos do mosquito foram encontrados.

Os bairros Jardim Sion, Centenário II e Vila Barcelona registraram o maior número de depósitos com focos. Nos locais, os recipientes mais comuns em possuírem o foco foram tambores, vasos de plantas e ralinhos.

Com a continuidade das chuvas e o aumento da temperatura, há um crescimento significativo nos números de focos encontrados. O Setor de Vigilância realiza diversas ações em conjunto com outras secretarias da cidade, como: Mutirão de Limpeza; visitas constantes dos Agentes de Combate a Endemias; Limpeza em Áreas de Preservação Ambiental; e realização de UBV (Pulverização de Inseticidas).

Prefeitura

  • Não joguem lixo nos terrenos baldios
  • Mantenham seus terrenos e quintais limpos, assim como as caixas d’água
  • Mantenham as piscinas limpas e tratadas
  • Coloquem os pneus secos em local coberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *