Leituras Comunitárias sobre o Plano Diretor de Varginha começam nesta semana

Lançado em dezembro de 2016, o trabalho de revisão do Plano Diretor de Varginha ganha força na fase do diagnóstico que, a partir desta semana passará a incorporar a visão de líderes comunitários, conselheiros rurais e cidadãos varginhenses.

O Plano Diretor Participativo é uma lei municipal criada para definir o que pode e o que não pode se fazer, dentro de um território. Apenas depois de amplamente discutido e socializado com a população, o Plano se torna um projeto oficial a ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para a aprovação como lei. A empresa Myr Projetos Sustentáveis de Belo Horizonte  tem sido responsável, em parceria com a Prefeitura de Varginha, por conduzir os trabalhos na cidade.

Para Sérgio Myssior, sócio-diretor da Myr “a postura ética, de sustentabilidade e responsabilidade social são elementos essenciais e transversais que deverão percorrer os trabalhos de revisão do documento”. Conforme o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), a atualização do Plano Diretor deve ser realizada regularmente por todo município com mais de 20mil habitantes, num prazo máximo de dez anos.

Em janeiro deste ano gestores públicos, técnicos, especialistas da Prefeitura de Varginha, representantes de organizações e instituições privadas de destaque na cidade, estiveram reunidos para debater o Plano, durante uma semana, em sessões temáticas que foram realizadas no espaço do Unis. “Agora, o objetivo é ampliar a discussão para a população como um todo, em especial, aos lideres comunitários, rurais, ativistas e pessoas que possuem interesse pelo tema”, é o que diz Marcos Batista, responsável pela interlocução com a comunidade da Prefeitura de Varginha.

 

Terça 14/03  – 19h  (LEITURA COMUNITÁRIA RURAL)

 

Local: Comunidade dos Martins/ Escola Pedro Reghin

 

Quarta  15/03 – 19h

 

Local: PROPAC II

 

Rua Londres, 401. Vila Barcelona

 

Quinta 16/02 –  19h

 

Local: Barração Comunitário São Pedro. Imaculada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *