Infectologista ministra palestra sobre “Profilaxia de Eventos Tromboembólicos”

No último dia 25 de agosto, a Associação Médica de Varginha, promoveu uma Conferência sobre Profilaxia de TEV (Profilaxia de Eventos Tromboembólicos), em sua sede tendo como palestrante, o médico infectologista da AMB  Dr. Rogério Sad, coordenador da UTI dos hospitais Luxemburgo e Madre Tereza, ambos em Belo Horizonte.

Profilaxia é um termo utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. Na medicina, a profilaxia visa prevenir uma doença através de diversas medidas que vão desde procedimentos mais simples, como o uso de medicamentos, até aos mais complexos.

O tromboembolismo venoso (TEV) engloba duas condições frequentes, que são a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), sendo esta a causa de morte evitável mais comum no paciente hospitalizado.

A realização da profilaxia de eventos tromboembólicos tem o objetivo de reduzir a ocorrência de TVP (Trombose Venosa Profunda) e TEP (Tromboembolismo Pulmonar) e suas consequências, alem de disponibilizar uma diretriz assistencial atualizada, apresentando uma recomendação terapêutica para a profilaxia do TEV (Tromboembolismo Venoso).

Sobre a conferência, Dr. Rogério Sad disse: Nós, hoje, vamos debater aqui nesta conferência sobre profilaxia de trombose venosa profunda e embolia pulmonar. São temas de grande importância de nossos hospitais, uma doença que acontece com uma frequência muito grande, que mata muitos pacientes e que tem um diagnóstico, na maioria das vezes, muito difícil. A profilaxia tem uma importância muito grande nisso, já que se conseguirmos evitar a doença, com certeza vai se evitar muitas mortes desnecessárias dentro do hospital. E hoje isso tem uma relevância maior em se tratando de segurança do paciente dentro do hospital, já que nos preocupa muito em levar o melhor cuidado possível para o doente, mas principalmente levar um cuidado seguro, um cuidado sem causar nenhum tipo de lesão extra. Então, nós vamos fazer uma discussão ampla sobre profilaxia em todas as especialidades médicas relacionadas, principalmente para os que estiveram presente na palestra”.

A realização da profilaxia de eventos tromboembólicos tem o objetivo de reduzir a ocorrência de TVP (Trombose Venosa Profunda) e TEP (Tromboembolismo Pulmonar) e suas consequências, alem de disponibilizar uma diretriz assistencial atualizada
A realização da profilaxia de eventos tromboembólicos tem o objetivo de reduzir a ocorrência de TVP (Trombose Venosa Profunda) e TEP (Tromboembolismo Pulmonar) e suas consequências, alem de disponibilizar uma diretriz assistencial atualizada

Fonte: Blog do Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *