Homenagens marcam a abertura da 2ª Feira Literária de Varginha

Teve início e em grande estilo a 2ª edição da Feira Literária de Varginha. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Silva, que realizou a abertura oficial da Feira. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades convidadas, que foram agraciadas com o título “Diploma do Mérito Cultural”, pelos relevantes serviços e efetivo apoio ao desenvolvimento cultural de Varginha.

Foram homenageados, o diretor do Diário Correio do Sul, jornalista Antônio Carlos Médes Campos, a educadora humanista Mestre, Lydia Maria Braga Foresti, o escritor, poeta e acadêmico Dr. Adilson Marciano Rosa, o diretor geral da Eptv, Paulo Brasileiro, o diretor da Via Cabo TV, Jorge Ishida, a diretora do Colégio Batista, Diná de Souza Melo e a Secretária Municipal de Educação, Rosana Aparecida de Carvalho.

Foi prestada ainda uma homenagem “in memorian”, ao artista plástico Aloísio Magno de Abreu, irmão do prefeito Antônio Silva, falecido no último dia 22. Aloísio deixou mais de trezentas obras de arte, além de ter sido grande entusiasta da cultura varginhense.

A solenidade marcou também o lançamento de duas publicações pela Fundação Cultural de Varginha, a coletânea de 10 contos de escritores Varginhenses, denominada “Nos Carris dos Contos” e outra, uma obra com extensa pesquisa sobre as Companhias de Reis da cidade, “No Caminho dos Reis, Patrimônio Cultural de Varginha”, da escritora Danisa Chaves; um resgate no qual está impressa a compreensão dos rituais, das simbologias e das crenças que permeiam as Companhias de Reis.

De acordo com o Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura, “a FLIV visa fomentar o intercâmbio cultural, valorizar as produções literárias, incentivar os escritores locais, além de promover o gosto pela leitura.”

O projeto, que tem a realização da Fundação Cultural de Varginha, conta com a participação de escritores locais e convidados especiais. Durante a feira serão realizados lançamentos de livros, encontros com autores, shows musicais, apresentações de espetáculos teatrais, feira de livros a preços populares e recitais de poesias.

DSCN8470

Novidades

Para esta edição foi especialmente preparada uma tenda da arte, do lazer e da gastronomia; que receberá o Projeto “Tá Pronto Gourmet” do Chef Ramon Damasceno, o Festival de Cervejas Artesanais do Hasta La Beer e a Cafeteria Doce Aroma, que foram sucesso na 3ª Feira de Economia Criativa. Na tenda haverá também o lançamento das delícias “Lá da Nega”, com mousses e alfajores e o chocolate quente do Moinho Sul Mineiro, para espantar o frio.

DSCN8038
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades convidadas, que foram agraciadas com o título “Diploma do Mérito Cultural”

 

DSCN8054

 

DSCN8430

 

DSCN8429

DSCN8428

DSCN8423

DSCN8458

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *