Gincana de Santos Reis será nesta quarta-feira

Mais uma ação cultural inovadora será realizada na manhã desta quarta-feira em Varginha. Trata-se da Gincana de Santos Reis que faz parte do Projeto Educar: “Folia de Reis na Escola”,  atividade educativa desenvolvida pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município e pela Prefeitura, através da Fundação Cultural. O diretor superintendente da Fundação Cultural, professor Francisco Graça de Moura ressalta que a expectativa é grande, pois “a Gincana, que está inserida no Projeto Educar Folia de Reis na Escola é pioneiro e por ser piloto mobiliza dois Colégios: Marista que tem matéria sobre patrimônio cultural e Master que convidamos para ser parceiro nessa experiência”.

Noventa alunos dos dois colégios vão ser mesclados e divididos em três equipes que serão identificadas com os nomes dos três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. A Gincana será em duas etapas. Na primeira fase, os alunos terão 1h10 para confeccionar o figurino do marungo: roupa, coroa, máscara, além de uma bandeira. Para isso, vão receber um kit com tecidos, base da bandeira, base da máscara, tintas, fitas e outros materiais. “Haverá um intervalo e na segunda etapa 10 alunos representante de cada uma das três equipes vão fazer uma apresentação de uma mini-companhia com dança dos marungos e declamação de uma trova em frente ao presépio”, explica Claudio Martins, servidor da Fundação Cultural e colaborador da organização da Gincana.
A avaliação será feita por três jurados: Odair Lemes, folclorista e presidente da Liga Tricordiana das Companhias de Reis; José Marcos Garcia, capitão da Companhia São Marcos, de Varginha; e Ana Luiza Romanielo, produtora cultural da Fundação Cultural de Varginha. Ao final, haverá entrega de troféus aos dois colégios pela participação; placa de homenagem a Odair e José Marcos e a divulgação da equipe vencedora que receberá medalhas e certificados.
Projeto Educar: “Folia de Reis na Escola”

O Projeto conta com a participação de 200 alunos dos 7o e 9º anos de duas escolas do município, e consiste em levar aos estudantes o conhecimento e a valorização da Folia de Reis como patrimônio histórico municipal. Além disso, amplia o conceito de responsabilidade social inserindo a comunidade escolar no processo de apropriação da cultura e do patrimônio, a partir do estabelecimento de uma relação afetiva.

O Projeto, que começou em maio se estenderá até agosto de 2016
O Projeto, que começou em maio se estenderá até agosto de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *