Gestores de educação receberam formação e orientações durante Semana Pedagógica Inicial

Colégios e faculdades iniciam retomada das atividades estudantis essa semana; CSul listou início do ano letivo na rede municipal, estadual, colégios particulares e faculdades de Varginha

Nesta segunda-feira (3), os colégios Marista, Logos, Master e Adventista retomaram suas atividades estudantis em Varginha. O ano letivo nas redes estadual e municipal terá início no próximo dia 10, na cidade.

Durante a última semana, entre 27 e 31, foi realizada a Semana Pedagógica Inicial de formação e orientações para os gestores (diretores, supervisores, orientadores) das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Varginha.

Foram realizadas oficinas, cujo principal foco foi a apresentação das Trilhas Formativas do Currículo de Referência de Minas Gerais, tendo como premissa fazer com que as orientações indicadas nos documentos sejam refletidas pelas equipes gestoras e docentes nos Projetos Políticos-Pedagógicos e Planos de Ação de cada unidade escolar, e também nos planos de aula dos professores, proporcionando a melhoria da qualidade do ensino ofertada aos alunos do nosso município.

SEDUC

Desde essa segunda-feira (3), até sexta-feira (7), acontece o repasse das oficinas para os professores e educadores, o que gera um grande valor sobre a qualidade do atendimento que será oferecido aos estudantes, durante o decorrer do ano letivo. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Varginha, o “intuito é que em cada escola e CEMEI da rede municipal haja esse momento, tanto de conhecimento quanto de acolhimento, com o objetivo de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, além de apresentar as informações sobre cada instituição e as turmas para as quais cada um vai lecionar”.

Rede Estadual

O Governo de Minas Gerais divulgou neste domingo (2), o resultado a primeira chamada dos alunos inscritos para estudar em escolas estaduais. O resultado pode ser conferido neste link. As matrículas dos estudantes da segunda chamada devem ser feitas entre 3 e 7 de fevereiro.

Podem fazer as matrículas os pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos). Todos os documentos necessários para realização da matrícula devem ser levados:

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se o aluno for maior de idade e facultativa quando menor de idade;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno. São considerados comprovantes válidos as contas de água, de energia ou telefone;
  • Ficha de renovação assinada pelo aluno, quando maior de idade, ou pelo seu responsável legal, quando menor de idade;
  • Para a renovação da matrícula do aluno menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis;
  • Para o estudante com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/Superdotação, é necessária a apresentação de laudo médico.

Vagas remanescentes

Para os alunos que não conseguiram fazer a pré-matrícula em tempo hábil, ainda há a possibilidade de vagas remanescentes. A lista das escolas que não preencheram todas as vagas será divulgada a partir do dia 10 de fevereiro, pelo link http://www.matriculaonline.educacao.mg.gov.br/m1mo-frontend/resultado

O processo de matrícula e os documentos necessários são os mesmos listados acima.

Retorno das aulas em Varginha

Em Varginha, a volta às aulas nas escolas e creches municipais está marcada para o dia 10 de fevereiro, quando cerca de 10 mil alunos serão recebidos pelas equipes gestoras para o início do novo ano letivo.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro acontece o período de adaptação:
Crianças de 0 a 3 anos – Manhã 7h30 às 10h / Tarde: 12h35 às 15h
Crianças de 4 e 5 anos – Manhã: 7h às 9h30 / Tarde: 12h35 às 15h;

A partir do dia 17/02/2020 seguirão o horário normal:
0 a 3 anos – 7h30 às 17h;
4 e 5 anos – manhã: 7h às 11h25 / tarde: 12h35 às 17h

Escolas Estaduais

As aulas da rede estadual de ensino também retornam no dia 10 de fevereiro e o ano contará com 200 dias letivos, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Os professores e demais servidores retomam as atividades no dia 3 de fevereiro. O recesso escolar do mês de julho será de 13 a 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro e do ano escolar será no dia 18.

Escolas Particulares

CSul entrou em contato com as principais escolas particulares do município e listou o início do ano letivo para alunos do ensino fundamental e médio. Confira:

Marista
Matinais – retornaram nesta segunda-feira (3)
2º ao 5º ano – dia 4
Maternal 3 – Dia 5
Maternal – dia 10

Catanduvas
Ensino Fundamental e Médio – dia 5

Batista
Maternal 1 e 2 – dia 6
Restante da escola – dia 4

Logos
6º ano ao Ensino Médio – retornaram nesta segunda-feira (3)
Ensino Fundamental 1 – dia 4
Cursinho pré-vestibular – dia 10

Master
Todas as turmas retornaram nesta segunda-feira (3)

Inova
Todas as turmas retornam dia 4

Alpha
Todas as turmas retornam no dia 5. O novo Campus do Colégio se encontra no antigo Campus II do Unis, na Avenida José Pinto de Oliveira, 240 – Aeroporto (entre Varginha e Elói Mendes)

Santos Anjos
Fundamental 1 ao Ensino Médio – dia 4
Educação Infantil – dia 6

Adventista
Todas as turmas retornaram nesta segunda-feira (3)

Faculdades

Em contato com as universidades de Varginha, CSul foi informado do início das aulas para calouros e veteranos. Confira:

Grupo Unis
Calouros – dia 4
Veteranos – dia 5

Fadiva
Veteranos – retornaram nesta segunda-feira (3)
Calouros – dia 10

Faceca
Veteranos – dia 5
Calouros – dia 17

Unifenas
Veteranos e calouros – iniciaram nesta segunda-feira (3)

Unifal
Veteranos e calouros – dia 17

Cefet
Ensino Técnico – acolhimento ao calouro dia 5 e aulas dia 6
Graduação – dia 17

Foto destaque: SEDUC 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *