Fundação Cultural promove 5º Encontro de Folias de Reis

Após percorrer dezenas de bairros de Varginha entre o Natal e o Dia de Reis, os grupos de Folias de Reis estarão reunidos no próximo domingo (13), para demonstrar a fé e a devoção aos Santos Reis e ao Menino Jesus.
Os festejos começarão às 14 horas, com uma missa presidida pelo padre Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo.
Logo após a celebração, as Folias de Reis farão um cortejo pela Av. Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil.
A expectativa é que milhares de pessoas assistam às apresentações. Cada Folia terá cerca de 20 minutos para mostrar a devoção aos Santos Reis em cânticos e danças. O evento deve ser encerrado por volta das 22h.
De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as Folias de Reis unem fé, cultura e arte em uma tradição que deve ser mantida, pois é uma das mais importantes manifestações folclóricas da cultura popular”.
A Prefeitura de Varginha incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva. O município destina recursos financeiros para a compra de vestimentas típicas, adornos, instrumentos musicais e transporte.
Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses.
Desde então, elas são bem cultural imaterial varginhense. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.

Os festejos começarão às 14 horas, com uma missa presidida pelo padre Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo. (Foto: Arquivo Fundação Cultural 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *