Fundação Cultural lança livro que conta história de Varginha entre 1910 e 1915

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, promove nesta quarta-feira (09/10) o lançamento do livro Varginha (MG) na República Oligárquica: Atas da Câmara Municipal 1910-1915, com 446 páginas. A autoria é do historiador varginhense José Roberto Sales. O evento está marcado para 19h30 no Museu Municipal, localizado na Pça. Gov. Benedito Valadares, 141 – Centro.

O livro apresenta uma transcrição integral com atualização ortográfica das atas da Câmara Municipal de Varginha no período entre 1910 e 1915. Nesse período de grande desenvolvimento tecnológico, o processo de urbanização de Varginha foi acelerado, houve a introdução do automóvel e foram instaladas no município as redes de telefonia (1913) e de energia elétrica (1914), bem como a iluminação elétrica pública e particular. É dessa época a criação das primeiras fábricas e oficinas movidas à energia elétrica.

O lançamento compõe a programação do aniversário de 137 anos de Varginha. A obra já está disponível online no site da Fundação Cultural no link da Coleção José Roberto Sales que conta com inúmeras publicações que retratam a história de Varginha. O endereço é https://fundacaoculturaldevarginha.com.br/colecao-joserobertosales/.

Fonte e fotos: Fundação Cultural de Varginha/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *