• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Francisco Graça Moura lançará seu livro em outubro

Em 2018, após refletir sobre o ECAD, o Estatuto da Juventude e as diretrizes do UNICEF para a formatação das políticas sociais para a juventude; depois de analisar os conceitos basilares do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; com fundamento no Movimento “Youthquake”, a partir dos conceitos de Diane Treeland e da University of Oxford (Inglaterra); e, finalmente, com base nas experiências do Movimento Maker, com suas origens no Homebrew Computer Club (USA) e, especificamente no Brasil, referenciado nos estudos do Prof.

Hilton Teitelban (PUC-RJ), o cientista social Prof. Francisco Graça de Moura escreveu e entregou à Editora Paz e Desenvolvimento o seu último livro denominado “Inovação no Universo das Políticas Sociais para a Juventude”.

A obra propõe que a prevenção, a reeducação, a ressocialização e a revitalização do protagonismo juvenil aconteça em espaços livres e equipamentos sociais abertos, que permitam ações integradas e solidárias entre as instituições públicas e privadas, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e a família, cujo objetivo final resulte na recomposição do tecido social dilacerado e na construção da cultura da paz.

O projeto proposto para a Casa da Juventude de Varginha abriga, acolhe e absorve estes conceitos, fundamentos e diretrizes.

De acordo com essa visão inovadora as Casas de Juventude não desenvolverão as suas ações preventivas, socializantes e socioeducativas com os jovens reclusos e alienados entre muros e paredes, mas sim, em casas que funcionarão como referências do processo de polarização e irradiação da metodologia de prevenção e libertação das raízes e matrizes da violência e marginalidade integrado à vida familiar e comunitária, interagindo com outros jovens em atividades lúdicas, esportivas, culturais e de formação e habilitação profissionais includentes que lhes permitam ingressos nos acessos e oportunidades.

O livro será lançado no dia 12 de outubro de 2018, em seminário que será coordenado pelo autor, com a presença de representantes do Escritório de Representação do UNICEF no Brasil e a participação dos atores e protagonistas envolvidos na execução das políticas sociais para a juventude em Varginha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *