Forania que envolve Elói Mendes e Varginha suspende batizados, retiros e catequese

Casamentos podem acontecer com até 50 convidados e com distância mínima de um metro entre eles

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

A Forania Nossa Senhora de Fátima, da Diocese da Campanha, que engloba as paróquias de Varginha e Elói Mendes, divulgou nota oficial sobre as medidas tomadas para evitar a contaminação do coronavírus.

Durante a semana, o bispo diocesano de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, já havia divulgado áudio com orientação aos fiéis quanto às participações em missas e atividades nas paróquias; o bispo ainda ordenou que os padres fiquem à disposição dos fiéis para o atendimento na igreja e em lugares arejados em horários pré estabelecidos e comunicados aos paroquianos.

As missas continuarão a ser celebradas, mas serão transmitidas pela internet (páginas do facebook de cada paróquia). Batizados, mutirões e reuniões estão suspensos e casamentos podem ser realizados com a presença de, no máximo, 50 pessoas, respeitando a distância mínima de 1 metro entre elas.

Padre Roberto Nogueira celebrou “Missa sem Povo” nesta quinta-feira (19), na Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha. Em suas redes sociais o sacertode postou: “Foi impossível não chorar . Senti uma saudade e falta do povo . Pedi a intercessão de São José para nos livrar deste momento tenebroso” / Redes Sociais

As igrejas deverão ficar abertas durante todo o dia para visitações dos fiéis, segundo nota da Forania. As secretarias paroquiais poderão trabalhar com horários reduzidos, ficando a critério de cada paróquia decidir as jornadas.

Confissões individuais continuam sendo feitas, com a mesma regra da distância mínima. A Igreja porém pede para que os idosos fiquem em casa.

Leia a íntegra da nota da Forania:

CSul entrou em contato com as nove matrizes da cidade e listou as paralisações (Paróquias Frei Galvão e Cristo Luz dos Povos não atenderam). Confira:

Paróquia Sant’Ana

A Matriz do Sant’Ana permanecerá aberta durante o dia para que os fiéis, de forma individual e pessoal, façam suas orações e visitem a Capela do Santíssimo Sacramento. O padre rezará a “Missa sem povo” na paróquia, em intenção de todos das comunidades.

Paróquia Imaculada Conceição

Será celebrada todos os dias, às 18h, a chamada “Missa sem Povo”, na Igreja Paroquial da Imaculada Conceição, que deve ser transmitida pela página da Paróquia no Facebook. Não haverá missa com a participação da comunidade por tempo indeterminado.

Não haverá exposição do Santíssimo Sacramento sobre o Altar. A igreja permanecerá aberta para a oração pessoal nos horários de costume e haverá um sacrário no presbitério, favorecendo a oração para quem for à igreja. Confira posicionamento do padre Josimar:

Paróquia Divino Espírito Santo

No período de 19/03 e 03/04, não haverá missas, adoração, grupo de oração, catequese e encontros dos movimentos, pastorais,m associações, ministérios e fraternidades.

Serão atendidas somente confissões individuais nos horários determinados pela paróquia.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

O escritório paroquial está funcionando normalmente e a igreja permanece aberta durante o dia. As reuniões no Salão Paroquial foram canceladas.

As missas serão celebradas sem a presença dos fiéis e poderão ser acompanhadas no facebook da paróquia. Sexta-feira (20) e sábado (21), às 15h e domingo (22) às 9h e 16h.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Suspensas por tempo indeterminado a catequese, retiro dos ministros, retiro da pastoral familiar, atendimento aos enfermos, grupos de reflexão, Encontro de Jovens com Cristo e atividades no recanto da criança feliz.

Paróquia São José

Reuniões e encontros de pastorais e movimentos, visitas dos Ministros da Sagrada Comunhão, grupo de terço e oração aos idosos e enfermos estão cancelados.

As missas acontecerão normalmente, sem a participação da comunidade, transmitidas pelo facebook da paróquia.

Paróquia do Mártir São Sebastião

Reuniões e encontros de pastorais e movimentos e visitas dos Ministros da Sagrada Comunhão aos idosos e enfermos estão suspensos. As celebrações das missas acontecem normalmente, transmitidas pelo facebook da paróquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *