Festival Pint of Science começa hoje em Varginha

Começa hoje (08) e vai até quinta-feira (10), a edição online do Festival Pint of Science, que tem o intuito de tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal fora do ambiente acadêmico em locais como bares e restaurantes. Haverá a participação de oito palestrantes, em três painéis online.

A transmissão ao vivo será feita pelo link bit.ly/pintvarginha, diretamente do Água Doce Cachaçaria. Os temas escolhidos para o Pint of Science este ano são a Ciência na Cerveja, que será discutido na terça-feira (08/09, às 19h) e o Agro é Tech, na quinta-feira (10/09, às 19h). Na quarta-feira (09/09, às 18h), o evento contará com uma novidade: uma versão infantil, chamada de Pint of Milk, com participação de quatro cientistas, especialistas em comunicação científica e todos foram semifinalistas do concurso Famelab em 2018, realizado pelo British Council e o CNPq.

Varginha é uma das 15 cidades em Minas Gerais em que o evento será realizado. A edição local está sendo organizada pelo Prof. Hélio Lemes, da Unifal-MG, com apoio do hub de inovação AgVenture, do Posto Líder e da Sollare Instituição Educacional.

O Prof. Hélio Lemes explica que o festival Pint of Science nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos do Imperial College, que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como bares e restaurantes.

A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal. Em 2015 o festival chegou ao Brasil. Em 2018 contou com 56 cidades no país, no ano seguinte foram 1.300 cientistas de todo o país conversando sobre ciência com 34 mil pessoas. Em 2020, devido à pandemia, o Pint of Science será online, o que provavelmente aumentará seu alcance e sua audiência. Em 2020, devido à pandemia, o evento será online, o que provavelmente aumentará alcance e audiência.

“O clima dos bate-papos é bem informal, diferente dos congressos e seminários acadêmicos, exatamente porque o objetivo é atrair a atenção das pessoas que não fazem parte do meio acadêmico, mas são curiosos pelas Ciências”, analisa o Prof. Hélio Lemes.

Confira a programação:

08/09 -19h | Ciência na Cerveja
Mediação:Prof. Hélio Lemes (Unifal)
Participantes: Alexandre Maciente – mestre cervejeiro da Cervejaria Onze e OnzeBeatriz Borelli – doutora em microbiologia e diretora do Laboratório da CervejaGabriel Hornink – doutor em Ciências e professor da Unifal-MG

09/09 – 19h | Pint of Milk: Brincando com Ciência
Mediação:Prof. Hélio L Costa PhD
Participantes:Isabela Ramos – doutora em Educação FísicaAndré Guimarães – mestre em Química. Idealizador do canal Ciência que lá vem HistóriaLucas Rosa – cientista biomédico. Idealizador dos canais Mural Científico e NV1c

10/09 -19h | Agro é Tech
Mediação: Prof. Hélio L Costa PhD
Participantes:Carlos Nazareth – diretor do InatelRodrigo Trevisan – diretor de inovação da Smart Agri

Saiba mais sobre os temas e os convidados

08/09 -19h | Ciência na Cerveja

Vamos falar de cerveja? Só que é um papo com quem entende o que tem por trás da cerveja. Vamos falar sobre a Química e a Biologia envolvidas na cerveja, mas também trouxemos alguém que cria a magia do sabor, misturando os ingredientes para criar receitas perfeitas: o mestre cervejeiro.
Vamos falar sobre os aspectos científicos que garantem tanto a qualidade como o desenvolvimento da variedade de cervejas em um mercado bastante tradicional, mas em rápido crescimento. Cerveja e Ciência estão muito mais próximas do que você imagina. Venha fazer um brinde com a gente.

Alexandre Roberto Maciente: tecnólogo em Rede de Computadores formado pela Universidade Uniderp – Mato Grosso do Sul, microempresário no ramo da tecnologia da informação há mais de 15 anos, entusiasta da tecnologia, tem espírito inovador, e destacadas habilidades interpessoais e de trabalho colaborativo. Profundo conhecedor e apreciador de cervejas especiais, com sólido conhecimento nas técnicas de produção cervejeira, adquirido por meio de inúmeros cursos especializados nessa área. Cofundador da AcervaMS.

Beatriz Martins Borelli: bióloga, bacharel em Microbiologia (1998), mestre (2002) e doutora (2006) em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós doutora também em Microbiologia pela UFMG com ênfase em microbiologia industrial e de fermentação atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia de leveduras, fermentação, cerveja artesanal e indicadores microbiológicos de qualidade. Sommelier de Cervejas pela Academia Barbante de Cervejas com certificação Doemens Academy de Munich (2016) e cervejeira caseira.

Gabriel Gerber Hornink: possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular – área Bioquímica (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp. Desde 2009 está como professor na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), atuando na graduação e pós-graduação. Ministra as disciplinas de Bioquímica, Ciência da Cerveja, além de outras relacionadas com a tecnologia.

09/09 – 18h | Pint of Milk: Brincando com CiênciaBrincando com Ciência. Você acha que ciência é complicado? Não é não. Conheça um pouco mais com esses quatro cientistas que vão mostrar que ciência pode ser divertida e saiba como eles se tornaram cientistas. Além de conhecer muitas dicas de canais de comunicação criados especialmente para quem quer dar seus primeiros passos na ciência.
Os cientistas mais entusiasmados do país se encontram para falar para as crianças sobre como é bom fazer ciência. Todos os participantes foram semifinalistas do concurso Famelab 2018, realizado pelo British Council.


André Guimarães de Oliveira: química é coisa de maluco? Ainda bem que tem louco pra tudo! O André Oliveira é Mestre em Química pela Universidade de São Paulo e fundador do canal do YouTube Ciência que lá vem História, onde você encontra vídeos que explicam a ciência de um jeito simples, divertido e caprichado nos efeitos especiais! Pai de uma menininha de um ano e meio, o André está cheio de ideias para fazer experimentos em casa com ela, e vai mostrar um deles aqui no Pint of milk!


Isabela Ramos: licenciada, Graduada, Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Docente na UCB e no UniProjeção. Realiza pesquisa científica em neurociência cognitiva relacionada a atividades físicas, esportivas, dança, jogos e brincadeiras.


Lucas Rodolfo Rosa: cientista biomédico, trabalha com diabetes e obesidade, faz vídeos de ciência pra internet no Mural Científico e Nunca vi Um Cientista, e escreve nas horas vagas. Fã de jogos, animes e outras coisas nerd, Lucas é membro do Science Vlogs Brasil, o maior grupo de divulgadores de ciência do país.

________________________  

10/09 -19h |  Agro é TechAgro é tech. Mas como se gera tecnologia para o campo? Para abastecer nossas mesas? Você vai ouvir um bate papo sobre Internet of Things e Telecomunicações de ponta com pesquisadores que estão criando as soluções para os maiores problemas que o setor Agro enfrenta no momento. Como alimentar todo mundo sem aumentar o impacto ambiental? A resposta está na Ciência e na Tecnologia.
Como as tecnologias que estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo ajudarão o país a liderar o Agronegócio e alimentar a crescente população mundial.


Carlos Nazareth Marins: doutor em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica em 2010. Mestre em Telecomunicações, pelo INATEL em 2004, graduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pelo INATEL, em 1994. Técnico em Eletrônica pela ETE-FMC de Santa Rita do Sapucaí – MG em 1989. Diretor do Inatel. Diretor da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Infraestrutura da FIESP.


Rodrigo Trevisan: graduate Research Assistant na University of Illinois em Urbana-Champaign. Responsável pela pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio na Smart Agri. Atua também como consultor de tecnologias agrícolas, incluindo a validação de novas soluções e a difusão de conhecimento e treinamento das Pessoas envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *