Delegado Celso Ávila pede informações sobre o programa “Consultório de Rua”

Diante da necessidade de maior atenção aos dependentes químicos e da ampliação de programas que buscam reduzir os danos provocados pelas drogas aos usuários, o vereador Delegado Celso Ávila apresentou um requerimento na Câmara de Varginha, solicitando ao prefeito e também ao secretário de Saúde, informações sobre o Programa “Consultório de Rua” em Varginha.

O vereador informou que esse programa tem por objetivo atender aos dependentes sem lar ou que passam grande parte do tempo em praças, viadutos e avenidas. A proposta do programa é que os atendimentos sejam realizados por equipes multidisciplinares, compostas por integrantes da área de saúde mental, atenção básica e assistência social, onde é feita a primeira abordagem. “Para o Ministério da Saúde, tal tipo de abordagem é fundamental para chegar aos moradores de rua que, devido às próprias condições, dificilmente procuram o sistema de saúde. A principal característica dessa intervenção é oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sociocultural da população”, explica o parlamentar.

Em seu requerimento, Delegado Celso Ávila questionou a Administração se já existe a previsão para implantação e início das atividades no município, além de questionar se há recursos para a manutenção do programa. “Em Varginha há vários pontos de consumo de droga e essas pessoas continuam abandonadas pelo Poder Público e o funcionamento desse programa fornecerá apoio a estes dependentes químicos que, posteriormente, poderão ser melhor acolhidos e acompanhados em outras instituições que funcionam na cidade”, concluiu o vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *