Definida a data do 4º Encontro das Folias de Reis que em 2018 reunirá 21 companhias

A Fundação Cultural do Município de Varginha informa que o 4º Encontro das Folias de Reis será no dia 7 de janeiro de 2018. A programação inclui missa com reverência ao Menino Jesus, às 14h, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e desfile pela Av. Rio Branco com culminância na Concha Acústica onde as companhias irão se apresentar.

A Prefeitura de Varginha incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância cultural. Durante o ano são realizadas reuniões com coordenação da Fundação Cultural visando organizar todas essa preservação dessa festa católica que celebra os Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), responsáveis pela visitação ao Menino Jesus.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (CODEPAC), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses. Trata-se de um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Já o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

Marungos, embaixadores e músicos vão de casa em casa, onde tem a imagem do Menino Jesus na manjedoura ou um presépio, cantar versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.

O embaixador é o responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus.

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida aos seus integrantes, que agradecem aos hospedeiros e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Em Varginha, o Município também destina recursos financeiros para a manutenção dessa manifestação cultural.

 

Confira abaixo as 21 companhias que participarão do 4º Encontro das Folias de Reis:

Nossa Senhora do Rosário

Rei dos Reis

Irmãos da Fé

Nossa Senhora da Guia

Sagrada Família

Santo Expedito

São Joaquim

Imaculada Mãe dos Anjos

São Jorge

São José

São Marcos

Lenço Preto

São Benedito

Santa Cruz

Cardoso e Amigos

Nossa Senhora do Carmo

Reis do Oriente

São Lázaro

São João Batista

Estrela Brilhante

Cia dos Peões

Fonte: ASSCOM / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *