CRAS ajuda moradores do Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos

O espaço urbano onde estão inseridos os residenciais Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo, os quais, juntos, contemplam 1.471 famílias, perfazendo uma população de 4.913 pessoas. Um diagnóstico preliminar identificou que 70% desta população se encontram em situação de vulnerabilidade social e 40% dos jovens em situação de risco social.

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social já realiza a sua função de prestar aos moradores os serviços previstos no âmbito da previdência social não contributiva, dando-lhes aquela assistência social direito do cidadão, dever do estudo, de conformidade com as diretrizes e fundamentos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Entretanto, para reduzir substancialmente as desigualdades sociais que penalizam os vulneráveis e os excluídos, é urgente e necessário implantar uma política social inovadora, transformadora, includente e libertadora, que elimine as raízes e as matrizes da exclusão, da violência e da marginalidade, ampliando os acessos e as oportunidades, através da implantação e implementação de instrumentos e mecanismos em que os vulneráveis e excluídos participem do seu próprio processo de inclusão social, econômica, produtiva e cidadã.

O Centro de Inclusão Produtivaé o instrumento apropriado e o mecanismo dinâmico e adequado para implementar nos residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos, as diretrizes basilares da política social inovadora, transformadora, includente e sustentável do Município de Varginha.

Para atingir os objetivos e os resultados esperados, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social , divulgou a fundamendação técnica, objetivos e metas:

META – II – Proporcionar 20 oficinas sobre Economia Criativa, Economia Solidária, Educação Financeira e Empreendedorismo para os profissionais habilitados e qualificados que optarem pela participação efetiva na criação e implantação da Associação Cooperativa de Economia Solidária, que obrigará em seu arcabouço  institucional os Núcleos Solidários de Produção e Serviços e de Empreendedorismo, até 31/12/20.

META – III – Estimular, fomentar e incrementar o Protagonismo Juvenil, alicerçado na educação para o empreendedorismo e para a cidadania, através  da Inclusão Digital, proporcionando o acesso de 300 jovens de 14 a 21 anos às Oficinas  e Cursos de Informáticas Básica; Designer Gráfico; Web Designer; Desenvolvimento de Aplicativos; 3D Games; 3D Stúdio Max; Produção de Curta Metragem e Fotografia, até 31/12/20.

META – IV – Promoção e articulação com empresas; startups; coletivos; fundos de investimentos; adesão do Sistema Nacional de Economia Solidária e Criação do Banco de Economia Comunitária, vinculado à Associação Cooperativa de Economia Solidária Novo Tempo até 31/12/2020.

Por sua abordagem includente, social, embasado na pedagogia da libertação e  na educação permanente, o Centro de Inclusão Produtiva será um apoio e um suporte essenciais ao “Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município de Varginha – 2017/2027”.

Este projeto será custeado pelos recursos do Projeto Técnico-Social da Caixa Econômica Federal-CEF e do Orçamento Municipal, através do Plano Quadrienal de Assistência Social – 2017/2020 do Município de Varginha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *