Corpus Christi: Fiéis católicos caminham nos passos de Deus

Nesta quinta-feira (13), milhões de fiéis católicos celebraram em todo o mundo o dia de Corpus Christi; nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Minas Gerais

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em Varginha, às nove paróquias da cidade celebraram com missas e procissões esta quinta-feira. Durante as missas foram consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

 

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

 

Foto Marystella Moura PASCOM

Fotos: Marystella Moura / Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *