Prefeitura cancela aulas na rede municipal e eventos culturais; Escolas particulares e faculdades também suspendem aulas

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Comissão de Prevenção, Controle e Enfrentamento do Coronavírus anunciou nesta segunda-feira (16) que monitora dez casos suspeitos da doença na cidade. Segundo a Secretaria, já foram colhidos os materiais e encaminhados a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

A Secretaria de Saúde aguarda ainda o resultado dos exames de outros três pacientes enviados anteriormente ao laboratório. A secretaria informou ainda que não foi necessário internação dos pacientes que apresentam quadro clínico estável e estão sendo monitorados por equipes da Atenção Básica. Eles permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Seguindo as orientações do Governo de Minas Gerais, alguns colégios e universidades de Varginha aderiram a paralisações nas atividades. A rede estadual paralisação de quarta-feira (18) até a sexta-feira (20).

Eventos culturais

Por recomendação da Comissão de Enfrentamento do Coronavírus, instituída pelo prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo, a Prefeitura de Varginha decidiu cancelar por tempo indeterminado os eventos realizados pela Fundação Cultural.

Desta forma, não acontecerão as atividades marcadas na Biblioteca Pública e no Museu Municipal, nem os shows do projeto 5ª da Boa Música na Estação Ferroviária.

O público será informado imediatamente caso novas decisões sejam tomadas. As informações estarão disponíveis nos sites da Prefeitura de Varginha (www.varginha.mg.gov.br) e da Fundação Cultural (www.varginhacultural.com.br), além das redes sociais oficiais.

Seduc 

Secretaria Municipal de Educação de Varginha – Seduc divulgou, na última semana, orientações para os educadores da rede municipal sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão do coronavírus.

As orientações visam prevenir e tranquilizar estudantes e familiares alarmados com a proximidade da doença. As orientações são:

  • Lavar as mãos muitas vezes ao dia com sabão, água e, se possível, aplicar o álcool gel;
  • Procurar não compartilhar com os colegas lanches ou artigos pessoais como garrafinhas, copos e talheres;
  • Preferir garrafinhas ao invés de bebedouros;
  • Manter janelas abertas e os ambientes limpos;
  • Evitar tocar o rosto com as mãos;
  • Cuidado ao tossir e espirrar;
  • Evitar locais fechados e aglomeração de pessoas;
  • Priorizando áreas abertas para a realização das atividades;
  • Ter atenção para quem apresentar algum tipo de sintoma;
  • Evitar que crianças gripadas frequentem as aulas;
  • Higienização de superfícies, como móveis e corrimão, e objetos de uso coletivo, como
    teclados e materiais escolares;
  • Além da realização de palestras e atividades de conscientização.

A indicação é que seja disponibilizado álcool em gel em todas as salas, bem como o abastecimento de papel toalha nos banheiros.

A Prefeitura de Varginha comunica ainda que o evento Dia da Família, que seria realizado em abril, será adiado.

Aulas suspensas

Foi confirmado na tarde desta terça-feira (17), a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. A paralisação irá até o dia 03/04, podendo ser prorrogada.

O CEFET definiu neste domingo (15), que irá suspender as aulas por tempo indeterminado em todos os seus campus, incluindo Varginha. Um Comitê Gestor de Crise (Portaria DIR 201/2020),  constituído para elaborar plano de contingência e propor ações para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, definiu:

1) Ficam suspensas as aulas presenciais no âmbito do CEFET-MG, em todos os campi e em todos os níveis de ensino (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação), por tempo indeterminado.

2) Fica suspensa a realização de congressos, simpósios, solenidades de formatura, visitas técnicas, eventos comemorativos, científicos, culturais, artísticos, esportivos e outros eventos que envolvam aglomeração de pessoas.

3) Informar que serão asseguradas condições especiais de trabalho às servidoras  gestantes, bem como aos servidores idosos e demais pertencentes a grupo de risco.

4) Manter o funcionamento dos Restaurantes Estudantis em escala de férias nos campi do CEFET-MG por tempo indeterminado reforçando a higienização do ambiente e assegurando a distância entre usuários durante o atendimento.

5) Suspender viagens no país e para o exterior de servidores e alunos por tempo indeterminado, excetuadas as de necessidade imperiosa.

6) Instituir quarentena de 14 dias, com trabalho remoto, aos servidores que retornarem de outros países e suspender, por tempo indeterminado, o recebimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros;

7) Orientar os servidores que estiveram em contato próximo de casos confirmados, prováveis ou suspeitos, a contactarem o Setor Médico do CEFET-MG.

Colégios particulares de Varginha também cancelaram as aulas entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20): Santos Anjos, Marista, Batista, Logos, Adventista, Logos e Ágape. Em contato com a Prefeitura de Varginha fomos informados que as aulas na rede pública estão mantidas.

O Grupo Unis anunciou nesta segunda-feira (16), que as aulas presenciais estão suspensas e que os alunos irão continuar estudando pelo sistema EAD, para não prejudicarem o ano letivo. Já a Faculdade de Direito de Varginha – Fadiva, suspendeu as aulas entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20).

Mais cancelamentos

O  Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Varginha –  SESMT, decidiu pelo cancelamento do evento Manhã Mulher que seria realizado dia 24 de março, no auditório do UNIS, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento reuniria servidoras lotadas na prefeitura para um momento de confraternização, a exemplo do que ocorre todos os anos.

Pelo menos quatro Lojas Maçônicas de Varginha suspenderam nesta segunda-feira (16) e na próxima segunda-feira (23); A Cavaleiros de Vila Rica não terá reuniões durante todo o mês de março; A União e Humanidade também suspendeu as reuniões de hoje e da próxima segunda-feira (23); e a Loja 20 de Agosto também decidiu suspender os trabalhos, porém ainda não definiu o período.

Fórum

Quem for ao fórum de Varginha passará pelo termômetro digital. Em nota, a comarca de Varginha informou que:

“Os Juízes de Direito da Comarca de Varginha, AVISAM que dentre das medidas preventivas para contenção do Coronavírus (COVID 19), doravante todas as pessoas para adentrarem nos prédios do Poder Judiciário nesta Comarca, inclusive Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados, Servidores, Terceirizados e Estagiários, deverão obrigatoriamente se submeter ao teste do termômetro digital de testa sem contato físico.

Outrossim, independentemente da submissão ao teste do termômetro, é dever de todas as pessoas ao acessarem os prédios do Tribunal de Justiça nesta Comarca, informar aos servidores e seguranças caso estejam apresentando febre ou sintomas virais respiratórios.

Nos termos da Portaria Conjunta nº 945/PR/2020 do TJMG, todas as pessoas que apresentarem febre ou sintomas virais respiratórios, inclusive Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados, Servidores, Terceirizados e Estagiários, passam a ser considerados casos suspeitos de COVID-19, sendo-lhes vedado o ingresso nas dependências dos prédios do Poder Judiciário, devendo os magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários procurar o serviço de saúde para tratamento e diagnóstico (rede pública ou particular de saúde) e encaminhar o atestado médico à Gerência de Saúde no Trabalho – GERSAT, via processo do SEI, não se exigindo o comparecimento físico para perícia médica”.

Azul

CSul entrou em contato com a Azul, companhia aérea responsável pelos voos em Varginha, e foi informado que “visando equilibrar a demanda e a oferta, a Azul está realizando ajustes em sua malha doméstica e internacional. A companhia ressalta que já trabalha na reacomodação de seus Clientes”.

Presídio

Cada detento do presídio de Varginha poderá receber apenas uma visita por fim de semana. Antes, o direito era de duas visitas entre sábado e domingo, de pessoas maiores de 18 anos.

Visitas íntimas e de pessoas com mais de 60 anos foram suspensas. As medidas são temporárias e foram tomadas em todo o Estado. Confira abaixo a íntegra da nota oficial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp.

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) resolve que:

CONSIDERANDO a necessária adoção de medidas de prevenção, diante do aumento do número de registros de infectados pelo Coronavírus no país;

CONSIDERANDO a vulnerabilidade das populações prisional e socioeducativa, pelas características físicas das unidades; e

CONSIDERANDO as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e as regras e protocolos de prevenção à transmissão da doença;

RESOLVE, como primeiras medidas, a partir desta data:

  1. No âmbito do sistema prisional mineiro:
    a) Restringir a visitação aos presos a um visitante por preso;
    b) Suspender as visitas íntimas;
    c) Suspender a visitação de idosos (maiores de 60 anos);
    d) Suspender as visitas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), salvo as devidamente autorizadas previamente pela Sejusp, e entidades religiosas.
  2. No âmbito do sistema socioeducativo mineiro:
    a) Restringir a visitação aos educandos a um visitante por jovem.
    b) Suspender a visitação de idosos (maiores de 60 anos);
    c) Suspender as visitas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), salvo as devidamente autorizadas previamente pela Sejusp, e entidades religiosas.
  3. Todos os visitantes serão submetidos a uma avaliação das condições gerais de saúde a fim de evitar a transmissão do vírus à população prisional e aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Além dessas medidas, a Sejusp está preparando unidades para receber os possíveis contaminados, caso ocorram, e, dentre outras medidas, desenvolverá também ações profiláticas, com foco na preservação da saúde da população carcerária, dos jovens, de seus familiares, dos servidores e dos prestadores de serviço dos sistemas penitenciário e socioeducativo.

A adoção dessas medidas compõe o plano de ação estadual, determinado pelo Governo de Minas, para controle e prevenção de possíveis casos de contaminação pelo Coronavírus em Minas Gerais.

A Sejusp esclarece ainda que segue em permanente contato com a Secretaria de Saúde e outros órgãos para avaliações sobre desdobramentos do Covid-19 nos ambientes prisional e socioeducativo. Nesta sexta-feira, 13/3/2020, foi instalado um Gabinete de Gerenciamento de Medidas Emergenciais de Segurança Pública para o Coronavírus, com a presença, além de servidores da Sejusp, de representantes das Forças de Segurança, Secretaria de Estado de Saúde, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Vale ressaltar, ainda, que a Sejusp possui protocolos de atuação interna nas unidades prisionais e socioeducativas, com fluxos definidos, de acompanhamento de saúde e observação de presos, jovens, servidores e colaboradores que possam apresentar qualquer sintoma de gripe ou histórico de viagem para o exterior.

Belo Horizonte, 13 de março de 2020″.

 

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação AP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *