Copasa inicia obras no aterro sanitário

Na última segunda-feira (1º), o projeto do Aterro Sanitário de Varginha foi aprovado em reunião da  SUPRAM Sul de Minas,  pelos conselheiros do COPAM.  A aprovação da LIC- Licença de Instalação Corretiva,  que foi divulgada nesta segunda-feira (08), no Diário Oficial da União, era o que faltava para que a Copasa  desse encaminhamento à licitação das obras.

Com tal divulgação nesta terça-feira (09), a empresa iniciou os trabalhos no aterro sanitário da cidade. Segundo o gerente da Copasa em Varginha,  Marco Aurélio Ribeiro, uma equipe da empresa começou as melhorias de infraestrutura e urbanização da área, como, limpeza e capina; “Iremos mandar agora o projeto para licitação, no entanto, com nossa equipe iniciamos as melhorias na infraestrutura, como capina, urbanização, limpeza entre outras atividades. Precisamos pontuar que esta é uma obra grande e enquanto iniciamos o serviço de limpeza, abrimos o processo licitatório, mas não sabemos quando ele será concluído, pois são muitas as demandas atualmente”, afirmou.

Mesmo sem conseguir mensurar uma data especifica de quando as obras serão finalizadas, o gerente afirmou que a empresa que ganhar a licitação, terá um prazo mínimo para concluir a obra.

Aterro/estrutura- O aterro será sanitário convencional, para disposição de resíduos sólidos urbanos, sistema de drenagem de líquidos lixiviados, sistema de drenagem de biogás, sistema de drenagem pluvial, sistema de impermeabilização de fundo e superior, sistemas de monitoramento ambiental, operacional e geotécnico e unidades operacionais. Além disso, contará com sistema de pesagem (balança e sala de controle), refeitório, vestiários, galpão para depósito de materiais, oficina mecânica, guarita e estacionamento para veículos. O novo aterro ficará na Fazenda das Posses, na zona rural do município, a 6km do Posto Pedra Negra na Avenida dos Imigrantes.

Coleta seletiva- O projeto para a coleta seletiva na cidade, também  já está sendo estruturado por meio de parcerias que também prevê a participação da Copasa. A empresa participa da  implementação do programa de coleta seletiva no município, com a disponibilização de equipamentos e apoio na implantação de infraestrutura para o centro de triagem. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, a prefeitura já recebeu um caminhão especial para a coleta.

Aterro-sanitario-Varginha-07-2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *