Coordenadora do PROERD de Varginha conta que o programa é referência no estado

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), há 15 anos ensina crianças Varginhenses a se distanciarem de situações de risco e colabora para que o programa em Minas Gerais seja referência. A Capitão Bianca Grossi, coordenadora do PROERD no município, contou sobre seus 11 anos de trabalho em entrevista aos alunos do 5º período de Jornalismo do Grupo Unis.

Iniciando no PROERD em 2005 a Capitão Bianca disse que apesar de gostar do ensino, não pode lecionar depois que assumiu a coordenação. De acordo com ela o programa exige compromisso, com atividades a realizar na Unidade da Polícia Militar (PM), não era possível conciliar as duas funções.

O PROERD é um programa que pode ser implantado em todas as instituições de ensino, públicas ou privadas. Na ocasião a Capitão Bianca relatou que no começo era necessário que os policiais procurassem as escolas, hoje cientes dos benefícios do projeto, são as instituições que procuram a guarnição.

Segundo a Capitão, ainda não há na cidade instrutores suficientes para atender a demanda. Nessas circunstâncias um estudo é realizado para selecionar o local a ser atendido. Durante a entrevista a Capitão Bianca informou ainda, que o PROERD segue a doutrina que provém dos Estados Unidos (EUA), país onde surgiu o programa. Não sendo possível alterar as lições, os instrutores seguem cartilha adaptada que foi aprovada pelo país de origem. Com esta concessão o programa aplicado nos EUA, tem obtido resultados no Brasil.

Ao lado de Santa Catarina, Minas Gerais é referência, por também ser um dos poucos estados credenciados com centro de treinamentos de instrutores. A Capitão Bianca já ministrou o curso de formação de novos instrutores no Amapá. Como lá não existe locais de treinamento a PM daquele estado a convidou para o ensino.

capitao-bianca-coordenadora
A Capitão Bianca Grossi, coordenadora do PROERD no município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *