Conferência Municipal de Educação será realizada em Varginha

Acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro no auditório da UNIFAL – Campus Varginha, a etapa municipal da Conferência de Educação de Minas Gerais. O evento começará às 8h, e tem previsão de término às 17h.

A Etapa Estadual da CEEMG estará acontecendo no período de 22 a 25 de março de 2018, como etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação – CONAE e da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE. Até lá serão realizadas, em novembro de 2017, as conferências municipais e territoriais em todo o estado de Minas Gerais, garantindo assim a participação de todos aqueles que se interessam em promover educação de qualidade no Brasil.

O objetivo geral da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais- CEEMG é mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional, estadual e municipal, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos de forma estabelecer a construção do Sistema Integrado de Educação Pública de MG – SIEP/MG.

É importante a participação de todos, principalmente dos atores fundamentais do processo educacional: estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre muitos outros segmentos e setores. Vamos debater e apresentar propostas para melhorar a educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica e as demais etapas e modalidades de ensino.

As inscrições para a Conferência Municipal de Educação já estão disponíveis no link https://goo.gl/forms/SiK55GIK0IduUlVl2.

Compareça! Participe! A mudança que queremos na Educação começa com a participação de toda a sociedade!

ORIENTAÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL 

O princípio da gestão democrática prevê o envolvimento amplo dos sistemas e das instituições educativas públicas e privadas, e de toda a sociedade civil. Portanto deve ser entendida como um espaço de deliberação coletiva. Com isso, cabe enfatizar a necessidade de democratizar a gestão da educação e a instituição de mecanismos democráticos para o seu pleno funcionamento.

Um destes espaços para a deliberação das demandas da área educacional é a etapa municipal da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais. Além da participação dos outros segmentos (Movimentos sociais, Conselhos de Direitos, Organizações não governamentais, Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo Municipal, entre outros), a Conferência Municipal deverá contar com a participação das escolas. A participação das escolas nesta plenária é muito importante. Esta é a oportunidade para que a comunidade escolar participe, elaborando propostas que ajudarão na construção de um Plano Nacional de Educação que atenda às necessidades reais da Educação Brasileira. realizar o debate educacional com toda a sociedade, tão necessário para a garantia dos direitos conquistados no PNE e o encaminhamento dos delegados para as próximas etapas da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais- CEEMG.

É recomendável que as escolas enviem pelo menos um representante de cada segmento: Gestor da Educação, Trabalhador da Educação, Pais, Alunos (somente poderão participar alunos de 9º ano ao Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior).

O texto base da Conferência para estudo está disponível no link http://seduc.varginha.mg.gov.br/cont_pag12pub.asp?pag=362.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *