Começa o desvio das águas no Rio Verde

Nesta segunda-feira (14), começou o desvio das águas do Rio Verde, para que fluam pelas calhas do vertedouro da barragem principal da PCH Boa Vista 2.

Assim, poderão completar a barragem de terra e entroncamento do lado direito para represar por completo o rio, enchendo o reservatório ao lado da hidrelétrica, que inundará boa parte da Ilha do Caixão, seguindo o Programa de Negociação de Terras do licenciamento ambiental do empreendimento.

No início das obras da PCH Boa Vista 2, o prefeito de Varginha, Antônio Silva, ressaltou que “a instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no nosso município representa uma importante conquista nas áreas econômica, social e política. As obras de implantação geram renda e tributos num momento grave vivido pela economia brasileira. Além disso, será um ponto turístico, com a construção do lago alimentador da barragem”.

Antônio Silva falou ainda, sobre o apoio da Prefeitura ao projeto de instalação.

“A posição da Prefeitura é francamente favorável ao investimento, até porque além das vantagens enunciadas, também está em consonância com a legislação ambiental, sem que, a PCH não conseguiria as licenças necessárias para o empreendimento”, concluiu à época.

Para atender essa demanda, cerca de 300 empregos estão sendo gerados durante o período de construção da geradora.

Características da PCH Boa Vista

  • Potência Instalada: 29,90 MW
  • Turbinas: Kaplan – S com 3 unidades 29 MW de potência instalada
  • Vertedouro: Com Comporta Segmento
  • Barragem: De Terra na margem esquerda e Barragem de Enrocamento com núcleo em argila na margem Direita
  • Escavação Comum: 48.595,00 m³
  • Escavação em Rocha: 110.830,00 m³
  • Reservatório: 1,38 Km²

Rio Verde
De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), o Rio Verde nasce no limite dos municípios de Passa Quatro e Itanhandu, na Serra da Mantiqueira, a cerca de 2.600 metros de altitude, próximo à divisa de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e corre pela encosta em direção oeste.

O percurso do rio se estende por aproximadamente 220 km, recebendo importantes afluentes, como os rios Passa Quatro, do Carmo, Lambari, São Bento, do Aterrado, Palmela e Ribeirão Caeté, pela margem esquerda, e os rios Capivari, Baependi e do Peixe, o Ribeirão Pouso Alto e o Ribeirão Espera, pela margem direita.

Fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Verde 31 municípios do Sul de Minas. Após atravessar Varginha, o Rio Verde deságua na Represa de Furnas, no limite dos municípios de Elói Mendes e Três Pontas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *