Colégio Marista realiza Retiro de Pais sobre a “Família Contemporânea”

Retiro-de-Pais-do-Colégio-Marista-600-x-430-150x150

Pais e mães de estudantes do Maternal ao Ensino Médio participaram, no último sábado (09), do primeiro Retiro de Pais do Colégio Marista Varginha. O evento, que faz parte de um projeto pastoral-pedagógico, tem o objetivo de oportunizar um espaço de vivência e reflexão para pais e responsáveis, estreitar vínculos entre família e escola, promover o conhecimento da mística Marista e contribuir no processo de formação integral dos estudantes. Clique no título para mais informações.

Retiro teve como tema “A Família Contemporânea” na perspectiva do “Ver” e foi conduzido pelos Professores Plínio Marcos Carvalho De Véras e João Carlos de Paiva. As atividades foram iniciadas com uma oração de sensibilização e amizade. Logo após, o Professor Plínio palestrou sobre as famílias atuais e fez um comparativo entre a “família que temos” e a “família que queremos ter”, baseado no filósofo Platão. Em seguida, os participantes se reuniram em grupos, em que os principais problemas da família atual foram listados e depois compartilhados em plenária com os demais colegas.

O último momento do Retiro foi dirigido pelo Professor João Carlos que explanou sobre os principais meios de condução da família, dentro da ótica cristã: Ser Sal da Terra, Luz do Mundo, Fermento na Massa e Ramo na Videira. “Independente do meio utilizado, tudo deve ser feito com muito amor”, destacou o professor, que completou sua fala explicando sobre os diferentes tipos de amor existentes.

O casal Agnaldo Jovelino da Silva e Renata e Silva Costa, pais da estudante Maria Luiza do 5º ano, participaram do retiro e saíram engrandecidos com as palavras ditas. “Os profissionais foram excelentes em suas falas e as informações passadas somaram como um complemento para nós, pois todo conhecimento é válido quando tratamos de família”, destacam.

De acordo com Mônica Costa Armond, mãe dos estudantes Ana Carolina do 3º ano do Ensino Fundamental, Gustavo também do 3º ano e Eduardo do 5º ano, o Retiro superou as expectativas. “Foi maravilhoso e transformador, pois além de trocarmos experiências com outros pais, pudemos repensar conceitos e valores sobre as relações humanas em geral”, ressaltou. Mônica também frisou que os professores Plínio e João fizeram toda a diferença para o sucesso do evento. “Parabéns à equipe organizadora e especialmente aos professores por nos proporcionar esse momento de humanização”, concluiu.

O projeto prevê mais outros dois encontros que serão realizados nos dias 02 de julho e 01 de outubro com as seguintes temáticas: “A mística da família (Julgar)” e “A família como espaço de transformação social (Agir)”, respectivamente. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Marista de Varginha – Thayane Nery Torres)

Fonte: Blog do Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *