Cidades se mobilizam no combate a dengue no Sul de Minas

combate a dengue reprodução eptV
No próximo dia 30 de janeiro, diversas cidades do Sul de Minas, deverão se unir em um dia “D” de combate ao mosquito. Será o “1º Mutirão Regional contra o Aedes Aegypti”, que está sendo promovido pela rede EPTV.

A Secretaria de Estado de Saúde – SES, divulgou no início da semana, o balanço oficial e atualizado dos casos de dengue no estado. De acordo com os dados divulgados, Alfenas é a cidade no estado com maior incidência casos prováveis da doença, com 459 notificações. Em todo estado, em apenas 11 dias, a secretaria contabilizou 1.604 prováveis casos, o que corresponde a uma média de 145,8 notificações por dia.

Segundo o Setor de Epidemiologia, cerca de 150 agentes da dengue estarão visitando as residências em Varginha nas próximas semanas.
Segundo o Setor de Epidemiologia, cerca de 150 agentes da dengue estarão visitando as residências em Varginha nas próximas semanas.

A situação tem deixado os municípios em alerta, tanto que iniciarão mutirões em várias cidades, como em Varginha e região. No próximo dia 30 de janeiro, diversas cidades do Sul de Minas, deverão se unir  em um dia “D” de combate ao mosquito. Será o 1º Mutirão Regional contra o Aedes Aegypti”, que está sendo promovido pela rede EPTV.

A mobilização contará com apoio de cartazes, panfletos e camisetas para identificação e comunicação de data e horário. Nos encontros, serão fornecidos os materiais e a prefeitura que aderir deverá inserir sua logo no campo “Realização”. O evento conta com as ações de comitê, que tem planejado os trabalhos para o dia “D”. A ação englobará 300 cidades e atingirá 11 milhões de pessoas.

Varginha- A cidade que também participará da mobilização do dia “D”, teve o quadro de funcionários dobrados. Segundo o Setor de Epidemiologia, cerca de 150 agentes da dengue estarão visitando as residências em Varginha nas próximas semanas. A atualização do quadro, se deve a uma nova norma estabelecida pelo Ministério da Saúde, que determinou o prazo de 30 dias, para que os imóveis de todos os municípios recebam a visita dos agentes municipais de combate a dengue. Para a atualização do quadro, cerca de 100 funcionários foram remanejado dos PSF’s e policlínicas municipais.

Um comentário em “Cidades se mobilizam no combate a dengue no Sul de Minas

  • terça-feira - 11 de outubro de 2016 em 12:44
    Permalink

    Conforme o secretario Eroni Foresti, neste ano ja foram identificados 121 focos do mosquito na cidade. Ao todo, cinco casos de dengue estao confirmados, mas nenhum dos pacientes contraiu a doenca no municipio. Foresti ainda revela que dos 111 casos suspeitos, 76 seguem aguardando o resultado — os demais deram negativo para as doencas transmitidas pela dengue.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *