Casos de dengue se agravam na região : Notificações aumentam a cada dia em Varginha

foco de dengueConforme o Diário Correio do sul, tem publicado, os casos de dengue aumentaram em todo país. Na região, a cidade de Lavras, tem regsitrado um novo caso a cada hora. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em uma semana, os casos foram de 2.0080 para 2.569, um aumento de 489 notificações.  A cidade tem registrado 769 casos confirmados, o que representou em sete dias, um crescimento na confirmações, em 30,5 novos casos por dia.

Varginha- Na cidade, os casos crescem a cada dia. A Secretaria Municipal de Saúde, relatou estar  combatendo a dengue por meio ações preventivas dos agentes de epidemiologia.  São 50 agentes, além de seis supervisores que percorrem os imóveis em busca das larvas. Os três bairros com maior incidência são Sion, Monte Serrat e Canaã.

Nesta semana os bairros que já tiveram casos confirmados, como, Mont Serrat, Sion, Canaã e Boa Vista, já receberam uma equipe do setor de epidemiologia com o fumacê. Ainda de acordo com a supervisora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Aparecida Silvério Nobre, na manhã desta quinta-feira (16), os bairros, Damasco, Santa Mônica e Sagrado Coração, receberam a equipe. Já nesta sexta-feira, os agentes estarão nos bairros Mont Serrat novamente e no São Geraldo.

Notificações-  Ainda de acordo com a supervisora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Aparecida Silvério Nobre, os casos crescem a cada dia. Desde a última terça-feira (12), a cidade registrou cerca de 25 novos casos. Os casos confirmados que eram, 74 subiram para 100.  O balanço da vigilância sanitária de Saúde apontou ainda que, de janeiro a abril foram 680 notificações na cidade e 173 casos confirmados. De todos os casos confirmados, 100 casos são moradores de Varginha, os demais são de pessoas que passaram pela cidade e foram diagnosticados com dengue.mosquito

Palestra- Devido ao grande número de casos sendo registrados na cidade, nesta quinta-feira (16), a Unimed Varginha, realizou a palestra “Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico”, na Associação Médica. A palestra foi ministrada pelo especialista em infectologia e responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria da Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho.

A Unimed Varginha, também divulgou o seu balanço, sobre os casos de dengue que tem atendido na cidade. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o número de notificações chegou a quase o total realizado em 2014. Segundo hospital, nos atendimentos realizados, foram confirmados 168 casos. Já os casos descartados somaram 114 e os que aguardam resultado são 322. A rede teve um total de notificações em seus atendimentos em Varginha de 608.

Vírus- O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.

Sintomas- A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *