Câmara de Varginha leva estudantes à Assembléia de Minas e Tribunal de Justiça

Na última sexta-feira (28), foi realizada a 3ª edição do Tour Cívico da Câmara Municipal de Varginha com alunos dos projetos da Escola do Legislativo: “Nasce um Cidadão” e “Parlamento Jovem”.

Dessa vez, participaram do programa cerca de 40 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de Varginha. Eles foram acompanhados da Diretora Geral da Câmara Kátia Silveira e do Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida.

O primeiro compromisso dos estudantes foi no Palácio da Justiça, antiga sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde ouviram uma palestra no auditório da instituição com o tema: “Adolescência, Justiça e Cidadania”. O professor Ronaldo Botrel abordou as funções dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, destacando o papel do Judiciário no julgamento de conflitos de matérias diversas. O momento foi também de perguntas, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas em relação às diversas carreiras existentes no Judiciário. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o museu e conhecer as dependências do prédio.

Na visita ao prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, os adolescentes foram recebidos e orientados pela Gestora do Projeto “Visitas Orientadas da ALMG”, Veruska Célia Gontijo Pereira. Eles visitaram os principais setores da Assembleia de Minas, como o Plenário, e em um dos plenarinhos da casa, participaram da simulação de uma reunião de comissão.

A Diretora da Câmara Kátia Silveira destacou o incentivo dado pelos vereadores aos alunos da Escola do Legislativo. “Esse tour é uma maneira de premiar o ótimo desempenho desses alunos que sairão mais enriquecidos dessa experiência e continuarão contando com todo o incentivo dos vereadores desta legislatura.”

Para o Diretor da Escola do Legislativo Robson Almeida, o Tour é uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido durante os encontros. “Grande parte do conhecimento que eles têm durante os encontros dos projetos Parlamento Jovem e Nasce um Cidadão eles colocam em prática durante a visita. O tour cívico representa muito o lema da escola que é “Aqui você pratica a cidadania e ganha conhecimento”, disse Robson.

Estudantes de Varginha visitam a Assembléia de Minas e Tribunal de Justiça (Foto: Reprodução)

O presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, parabenizou o grupo pelo interesse na atividade. “Ficamos satisfeitos em ver que os alunos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha são ávidos pelo conhecimento e praticam a cidadania de forma contínua, pois mesmo nas férias escolares compareceram  aos encontros dos projetos e participaram deste tour”, concluiu Piva.

Fonte: O Melhor do Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *