Café com Tudo de Varginha

Nestes próximos dias, o aroma no ar de Varginha ficará diferente. O ícone das manhãs dos brasileiros estará em evidência na cidade até o próximo 24 de maio: se trata da articulação e mobilização Café com Tudo.

O evento emergiu da sintonia e do sonho de representantes de quatro entidades locais: Sindicato do Comércio Varejista de Varginha(Sindvar), Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais(CCCMG), do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha(SEHAV) e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Varginha(ACIV).

Alinhado com a tendência irreversível da economia colaborativa, o Café com Tudo encontrou o terreno fértil para emergir quando conectou dezenas de atores locais no segmento cafeeiro por meio do compartilhamento de recursos financeiros, habilidades e tempo de dedicação. Somado a essa movimentação, qualquer iniciativa formal ou popular que pudesse se alinhar com o propósito de evidenciar a presença e a importância do ouro verde para a economia do município foram acolhidas: atividades como o Trilhão dos Bikessauros por fazendas produtoras de café, o passeio de jet ski pelas margens do Lago de Furnas e a degustação do inusitado “Café Derramado” integram a extensa programação voltada para todos os públicos.
O formato de construção do evento, em que diversas organizações somaram seus talentos e redes de contatos foi fundamental para a busca pela horizontalidade do processo de gestão do projeto. Por meio de um um consórcio mediado pelo Sebrae-MG, um grupo de cinco agências locais se dividiram na elaboração da comunicação. O grupo é formado pela GTA Multimídia, Realize Propaganda, Sakey Comunicação, Tupã Comunicação e WEspanha Comunicação Inteligente. Outras empresas também foram acolhidas posteriormente ao longo da articulação.
Um fator relevante para o caso de sucesso do evento foi o fato da não dependência financeira da Prefeitura Municipal de Varginha para a viabilização do Café com Tudo. A maioria dos projetos que nascem dependentes de recursos públicos estão fadadas à potencial falência a cada quatro anos. A estratégia de inserção do movimento no calendário oficial do município é priomordial para a manutenção do apoio institucional, independente do resultados das Urnas em outubro.

O Café com Tudo, em sua primeira edição conta com o patrocínio da W Propaganda, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais(BDMG), Bom Dia, C3 Tech, Coletek, SERPRAM, Sinduscon Lagos e SICOOB Credivar.

logo_CafecomTudo

Maiores informações e programação: www.CafecomTudo.com

Diego Gazola é diretor da Muda de Ideia e não gosta de café puro. Porém quando misturado com tudo, humm….

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *