Bombeiros iniciam etapa do Plano de Contingência do PCH Boa Vista 2

O 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, as prefeituras de Varginha e Elói Mendes e suas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, iniciaram os trabalhos para a implantação do Plano de Contingência da Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista 2, instalada em Varginha.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Mauro Martins da Silva, o trabalho será dividido em três etapas. A primeira será o cadastramento das famílias que moram abaixo da
barragem. Logo em seguida, será elaborado o Plano de Ação de Emergência e a apresentação para a população. Por último, será realizada uma simulação junto aos moradores.

Ainda de acordo com capitão Mauro, o cadastramento das famílias começou nesta segunda-feira (18). O Corpo de Bombeiros, com representantes das prefeituras e da empresa
CPFL Renováveis, percorrerem todas as casas a jusante da barragem e coletar o maior número de informações possível.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Douglas Rotondo, já foi feito um estudo hidrológico e o mapeamento da área que possivelmente ficaria alagada caso ocorresse o rompimento da barragem. Ainda de acordo com o tenente, com esse estudo é possível delinear as ações em uma situação de emergência.

De acordo com os bombeiros, todo o processo deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2019.

Fonte: Varginha Online / Foto: Márcio Borges / Varginha Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *