Biblioteca Pública recebe mostra “Cordéis” feita por alunos da E. E. Pedro de Alcântara

Em comemoração ao Dia do Cordelista, a Biblioteca Pública de Varginha promove a partir desta terça-feira (19/11) a Mostra “Cordéis”, desenvolvida pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Pedro de Alcântara. Os trabalhos estarão disponíveis para visitação até a próxima sexta-feira (22/11).

Os trabalhos foram orientados pela professora de Língua Portuguesa, Rosimara Bueno, que mostrou a cada um deles as características desta literatura caracterizada por narrar uma história em forma de poesia e de rimas. Tem esse nome por causa da forma com que os livros (ou folhetos) eram comercializados antigamente – pendurados em cordas ou barbantes. O cordel tornou-se uma vertente popular muito forte no nordeste do Brasil, onde as histórias e lendas do sertão foram imortalizadas, junto com os costumes e a cultura da região.

Trabalhos foram orientados pela professora de Língua Portuguesa, Rosimara Bueno.

De acordo com a professora, “a princípio estes estranharam um pouco, por conta deste pensamento que o cordel está um pouco distante de nós. Mas quando nós falamos sobre a ideia de trabalhar o cotidiano, os sentimentos, os acontecimentos do dia a dia, eles se surpreenderam. Eles conseguiram retratar a vida e força do nordestino e ao mesmo tempo trabalhar o sentimento, o conflito interno de cada um, que eles tem muito nesta época para mostrar para nós”.

“Para nós é uma grande honra receber esses trabalhos desenvolvidos por alunos de escola pública. Hoje, data em que comemoramos o Dia do Cordelista, trazemos para nossos visitantes um pouco sobre a história do Cordel, literatura tão importante no nosso país”, destaca Eliana Costa, bibliotecária da Biblioteca Pública.

O horário de visitação é de 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2141.

Fonte e fotos: Fundação Cultural de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *