Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de projeto mundial inovador

Os alunos da Profª Nivânia Silva (5º ano) da Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Abreu tiveram uma manhã muito especial nesta terça-feira (10), ao receberem o Sr. Victor Queiroz, representante do mais novo projeto implementado na Rede Municipal de Ensino de Varginha, o Inventura Experience, um programa inovador idealizado pela Micro:bit Educational Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é inspirar alunos a se tornarem grandes inventores, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, conviver, fazer e aprender. A fundação é sediada na Inglaterra e fez o lançamento do BBC micro:bit, um hardware baseado em pequena placa programável que possibilita inúmeras criações, e que está sendo usado em escolas de diversos país es, inclusive no Brasil.

A EM Prof.ª Maria Aparecida Abreu foi selecionada entre outras escolas brasileiras para participar do projeto. São apenas 47 escolas que integram a plataforma no Brasil. Os alunos receberam o material a ser utilizado, gratuitamente, durante o projeto: um livro Inventura “Desbravador” e 1 BBC micro:bit por aluno, além do guia para professor e terão acesso aos aplicativos e ambientes online. O programa terá a duração de três meses e os alunos poderão, inclusive, levar os materiais criados para casa e, assim, compartilhar o aprendizado com os familiares. A partir das aulas será possível desenvolver habilidades como criatividade, liderança, colaboração e raciocínio lógico.

Os alunos estão muito motivados e interessados e já estão trabalhando com os kits. O objetivo maior é aprender coisas diferentes, de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos e colocando realmente a mão na massa.

O projeto é mais um investimento da atual administração, e busca proporcionar uma Educação moderna e de qualidade, que trará aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades, do pensamento crítico/analítico e do empreendedorismo, preparando-os de forma integral para o futuro.

Além de toda a equipe pedagógica, alunos e professoras, estiveram presentes na ocasião, a secretaria municipal de Educação, Rosana Carvalho, e a coordenadora de projetos, Solange Conde. Logo após a aula inaugural, o aluno Victor Raphael Alves fez uma linda homenagem a toda a plateia, cantando e tocando violão, juntamente com seus colegas de classe, que o acompanharam com a música “A flor e o beija-flor”.   Foi um momento de muita emoção!

A Secretaria Municipal de Educação agradece a toda equipe pedagógica da EM Prof.ª Maria Aparecida Abreu, representadas pela sua diretora Giselle Maria Ribeiro de Souza, pela supervisora Roberta Sarmento Barbosa e pela professora Nivânia Silva, que receberam o projeto com tanto carinho.

Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *