Água Boa: Mobilização no Ribeirão Santana é no próximo sábado (12)

IMG_20150122_1515273611Pessoas que residem, trabalham ou convivem na região do Ribeirão Santana, em Varginha, vão conhecer o Programa Cultivando Água Boa- CAB, no próximo sábado (12). A região foi escolhida para receber esse projeto piloto, já que Varginha foi a primeira cidade a aderir ao programa no estado.

Das 15:00  às 17:00 horas, no campo de futebol da Pedreira Santo Antonio, ocorrerá a mobilização, ou seja, a oportunidade para que a comunidade local conheça o programa. O prefeito em exercício, Vérdi Melo, fará a abertura enfatizando a preocupação e comprometimento da prefeitura quanto à preservação ambiental. Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, Varginha sai na frente mais uma vez como exemplo para o estado de Minas Gerais, pois abraça a causa de defesa da comunidade tendo como personagens toda a sociedade, entidades, escolas e a Prefeitura que apoia integralmente o CAB, que trará benefícios de curto, médio e principalmente longo prazo. Já o secretário municipal da Agricultura, reforça que são necessárias ações concretas para a preservação ambiental desenvolvendo a cultura, de que a comunidade é a principal agente das ações que podem garantir um futuro ambiental sustentável para as gerações vindouras.

Água Boa- O Programa “Água Boa” foi idealizado pela Itaipu Binacional, em 2003. De lá pra cá, são 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná (PR), no trecho 3, onde moram mais de 1 milhão de habitantes que desenvolvem ações de preservação ambiental. O objetivo é acrescentar ações às práticas de sucesso já realizadas pela comunidade buscando a promoção da qualidade de vida. No Paraná, o CAB abrange 20 programas, 63 projetos/ações e mais de 2 mil parceiros. Trata-se de um projeto que já foi apresentado em diversos fóruns de discussões sobre o meio ambiente, em Lisboa, Zurique e Londres, tornando-o internacionalmente conhecido a ponto da Universidade de Piza (Itália), acompanhar as ações a pedido da Comissão Europeia, que quer replicá-lo na África. O CAB também é vencedor do prêmio Água para a Vida (do inglês Water For Life), da ONU Água, na categoria de melhores práticas de gestão de recursos hídricos.

Em Varginha, o lançamento ocorreu no dia 10 de abril, na Cidade Universitária do Unis, quando pela manhã participaram mais de 90 prefeitos e lideranças da região do Sul de Minas e à tarde, a sociedade varginhense. Uma série de reuniões definiu qual seria a primeira região a receber o “Água Boa”, a composição do Comitê Gestor e outras medidas. Complementarmente, está sendo elaborado um diagnóstico da microbacia do Ribeirão Santana.

rioverde_interna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *