Abertas as inscrições de atrações para a Virada Varginha 2018

A organização do festival acaba de anunciar a abertura das inscrições para adesões durante a Virada Varginha 2018. O evento está programado para acontecer durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 7 e 9 de junho, em diversos locais espalhados por todas as regiões da cidade. O processo é muito simples e leva menos de 10 minutos para ser concluído. O prazo para envio é até o dia 26 de abril às 23h59.

Em 2017 foram realizadas mais de 150 ações em cerca de 30 espaços públicos e privados de Varginha. O grande destaque foi a surpreendente reabertura do Cine Rio Branco para um mutirão de limpeza seguido de celebração com o show da banda Sissibonaflá.

Nesta terceira edição, o festival de cidadania concentrará as produções próprias ao longo da antiga linha férrea, uma via plana de oito quilômetros que cruza toda a cidade de norte ao sul. O intuito das atividades e atrações na região é o de sensibilizar a população, empresariado e as esferas governamentais para a elaboração de um inovador diagnóstico popular sobre a percepção e ideias de uso, que se materialize na revitalização gradativa, de maneira colaborativa do espaço. Desde 2015, a Virada Varginha desenvolve uma série de ações de mobilização no local.

Baseadas prioritariamente no tripé esporte, saúde e meio-ambiente, as ideias inscritas deverão partir da premissa de que, em algum nível, contribuem por uma cidade e sociedade mais humana, justa e unida. Já o perfil das ações podem ser em qualquer segmento como música, teatro, instalações artísticas, exposições fotográficas, oficinas e palestras, gastronomia, dança, ufologia, café, corridas e caminhadas, preferencialmente que incluam crianças, idosos, deficientes, entre outras minorias da população varginhense. “Optamos por adiantar o evento para junho com o intuito de evitar interpretações equivocadas em função do período eleitoral no segundo semestre. Nosso festival é suprapartidário, agregando todas as partes que colaboram para a viabilização do festival”, esclarece Margarida Hallacoc, curadora da “Viradinha” voltada para as crianças.

Uma das característica marcantes do festival de cidadania de outro mundo é a busca pela articulação entre todas as esferas da sociedade: governos, empresas e organizações não-governamentais, além de cidadãos independentes engajados. “Temos percebido que cada dia mais há varginhenses deixando de somente reclamarem e sendo protagonistas de transformações reais positivas na cidade”, observa Fred Henrique Faria, curador de interação social da Virada Varginha.

O evento é uma realização da Muda de Ideia, Coletivo Rede Varginha e alinhado com o Fórum Varginha 2.050. A coprodução é da Sakey Comunicação. Os patrocinadores e apoiadores dessa edição ainda estão em negociação, e em breve serão divulgados.

Para mais informações, acesse: www.viradavarginha.com.br

Fonte: Blog do Madeira / Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *