1º LIRAa de 2020 aponta Varginha como médio risco de infestação; Mutirão da Dengue será realizado no Eldorado

Realizado entre 6 e 8 de janeiro, o Primeiro LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, do ano de 2020, classificou o município de Varginha como médio risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti.

Realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis, o LIRAa consiste na visitação de quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

Em Varginha no total geral foram encontrados 119 focos do Aedes Aegypti, contra 30 focos encontrados no levantamento realizado anteriormente no mês de outubro de 2019. Os bairros com maior número de depósitos com focos foram o Jardim Sion, Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Parque Rinaldi e Parque Boa Vista. Os recipientes mais comuns com focos foram baldes (captação de água de chuva), ralinhos e pneus.

“É importante destacar que o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d’agua de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maior número de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explicou José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.

Mutirão da Dengue

Nesta quarta-feira (15) o bairro Residencial Eldorado receberá o Mutirão da Dengue. Os agentes irão percorrer as ruas dos bairros das 7h30 às 13h.

A finalidade da prefeitura é de eliminar os depósitos de água parada nos imóveis e terrenos, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis, no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti e demais espécies de mosquitos, já que o bairro está com grande números de focos e casos de dengue confirmados.

A Prefeitura pede aos moradores para que retirem de suas casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h30, todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez.

Não serão recolhidos pelos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.

Denuncie

Via telefone: Setor de Vigilância Ambiental (3690-2230)
Via email: denguedenuncias@varginha.mg.gov.br
Guarda Civil Municipal – fone 153

Redação CSul – Iago Almeida / Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura / Fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *