1º Encontro Estadual do Programa Cultivando Água Boa supera expectativas

Realizado na segunda e terça-feira, 18 e 19, em Varginha, com 290 inscrições, o 1º Encontro Estadual do Programa Cultivando Água Boa, reuniu representantes de municípios mineiros onde já tem o Comitê Gestor formado e de um que está em formação, além de uma comitiva do Paraná, onde surgiu o CAB há 13 anos.

“Todas as expectativas foram superadas e o balanço é extremamente positivo”, declarou o chefe da Assessoria Técnica da Presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Bosco Senra. Segundo ele esse primeiro encontro teve pelo menos três finalidades: a motivação para que o CAB se expanda no Estado, a interação e troca de experiência dos Comitês Gestores, além de um balanço de como está o Programa em Minas Gerais.

Prefeito em exercício Vérdi Melo reconheceu a importância do programa para Varginha. “Um programa de tamanha envergadura, reconhecido pela ONU, por suas características e aspectos de preservação ambiental, que já começa a apresentar resultados positivos junto a Bacia do Ribeirão Santana, que corta o município com ações importantes e que tem todo o apoio da Prefeitura e Varginha”, salientou. Em seu pronunciamento Vérdi deu as boas vindas aos visitantes e agradeceu a Copasa pela iniciativa de trazer para Varginha um evento de tamanha importância. “Só temos que reconhecer um programa de tamanha envergadura, reconhecido pela ONU, por suas características e aspectos de preservação ambiental, que já começa a apresentar resultados positivos junto a Bacia do Ribeirão Santana, que corta o município com ações importantes e que tem todo o apoio da Prefeitura e Varginha”. Em seu pronunciamento Vérdi deu as boas vindas aos visitantes e agradeceu a Copasa pela iniciativa de trazer para Varginha um evento de tamanha importância. “Só temos que reconhecer um programa de tamanha envergadura, reconhecido pela ONU, por suas características e aspectos de preservação ambiental, que já começa a apresentar resultados positivos junto a Bacia do Ribeirão Santana, que corta o município com ações importantes e que tem todo o apoio da Prefeitura e Varginha”.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Varginha, Joadylson Barra Ferreira, as explanações nos grupos temáticos foram de altíssimo nível e de uma riqueza de informações envolvendo pessoas e profissionais gabaritados que falaram sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

As palestras e debates abertos, além das mesas redondas, comprovaram a importância do Programa, que já foi inclusive premiado pela ONU. A avaliação e o encerramento do evento foram o registro do sucesso que destacou em diversos momentos ações, providências e a responsabilidade da Administração Municipal. “São várias as ações que o Município executa, tanto que Varginha foi escolhida para ser a primeira cidade do Estado a receber o CAB e de imediato, a Prefeitura abraçou a causa, uma vez que entende ser de suma importância a mobilização social para garantir a preservação ambiental, visando resguardar os bens naturais para o futuro”, destacou Joadylson.

O 1º Encontro Estadual do Programa Cultivando Água Boa em Varginha foi encerrado no final da tarde desta terça-feira, com participações da Superintendência Regional de Ensino que mobilizou crianças numa homenagem ao Dia do Índio; do Coral do Presídio de Varginha; com realização da Prefeitura de Varginha e Copasa, com apoio de diversas entidades que fazem parte do Comitê Gestor local.

As palestras e debates abertos, além das mesas redondas, comprovaram a importância do Programa, que já foi inclusive premiado pela ONU
As palestras e debates abertos, além das mesas redondas, comprovaram a importância do Programa, que já foi inclusive premiado pela ONU
DSC_0390
O 1º Encontro Estadual do Programa Cultivando Água Boa em Varginha foi encerrado no final da tarde desta terça-feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *