Sul de Minas sai na frente com Faculdade voltada para Metodologias Ativas

Que a tecnologia está presente na vida de todo mundo e afeta todas as áreas, não é novidade para ninguém. Que hoje quase tudo se resume ao uso de smartphones, que a cada estão mais modernos e dinâmicos, tampouco. Contudo, algumas inovações ainda surpreendem, por mais que tenhamos acesso a elas constantemente. Então, pense nessa situação: uma sala de aula sem carteiras. As paredes de alvenaria são substituídas por vidros. O branco dá lugar a cores vibrantes nas paredes.

Arquibancadas, puffs e assentos móveis, que permitem montagem em diversos formatos, estão colocados sob um chão de grama sintética. Você pode sentar, se deitar, ficar à vontade tirando seus sapatos para estudar, na presença de seu professor, que será um mediador no processo de aprendizagem, e não somente o que leva o conhecimento. O caderno, aquele com folhas brancas, pautas e linhas, dá lugar ao seu tablet ou telefone celular.

Conseguiu visualizar a cena? Acha impossível, ainda mais nos dias atuais? Se sua resposta foi não, vai se surpreender! As Metodologias Ativas, nome dado a essa nova forma de ensinar, já é realidade para alunos e professores do Grupo Unis. Os 3 campus que formam o Centro Universitário do Sul de Minas possuem salas formatadas neste modelo. Nela, alunos e professores interagem de forma dinâmica, utilizando a tecnologia e ambos trocando experiências no processo de ensino-aprendizagem.

A inovação não para por aí. O Unis Pouso Alegre, uma das 5 unidades presenciais do Grupo, além dos polos de educação a distância espalhados por todo o país, foi todo formatado neste modelo educacional.

As salas de aula, o ambiente, a forma de ofertar conhecimento promovem uma verdadeira ruptura com o formato tradicional de ensinar. Vejamos um exemplo prático: dentro da mesma sala de aula, o professor divide o espaço em formas distintas de conteúdo. O aluno, passando por cada um desses pontos, precisa interagir de acordo com o que a proposta foi pedida.

O desafio é constante. Tanto professores quanto alunos estão, a cada momento, superando desafios e, principalmente, adquirindo conhecimento. Nada é mais prazeroso do que ver o aluno sendo protagonista de seu conhecimento”, explica o Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.

Inovação de ponta

O Sul de Minas sai na frente na oferta desse estilo repensado de ensinar. Em grandes centros, por exemplo, a iniciativa ainda é tímida. Antes de investir no espaço e na capacitação de professores e colaboradores, o Grupo Unis foi a campo pesquisar o trabalho feito. Uma viagem à Finlândia, país referência em educação superior, foi o pontapé final para a introdução do trabalho. Lá, o professor funciona como um mentor e o aluno tem autonomia para buscar seu conhecimento. A viagem veio ao encontro de anos de estudos.

O Grupo Unis compõe, há mais de 3 anos, o STHEM Brasil, um consórcio inédito no Brasil e que reúne Instituições de diversas regiões, estudando e multiplicando ações voltadas para o desenvolvimento de capital humano, inclusão social e crescimento econômico nos países da América Latina e do Caribe por meio de processos de estímulo à inovação acadêmica e ao aperfeiçoamento da educação superior.

Fonte: Unis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *