Servidores municipais protestam por falta de pagamento em Lavras

Os servidores municipais de Lavras foram às ruas no último domingo (6) para protestar pela falta de pagamento de salários por parte da prefeitura. Os trabalhadores públicos não receberam os salários de dezembro e nem o 13º. A quarta parcela do salário de novembro só foi paga na última sexta-feira (4). O problema é ainda mais grave para os servidores da Educação, já que desde maio de 2018 o município não recebe repasses do Fundeb, utilizado para o pagamento dos funcionários.
Com cartazes e apitos, os funcionários chamaram a atenção dos moradores para a situação da categoria. Os manifestantes pediram inclusive a doação de alimentos, alegando que há servidores passando por dificuldades com a falta dos pagamentos.
Os funcionários têm enfrentado problemas para receber o salário desde 2017. Em abril de 2018, o salário passou a ser dividido em datas definidas. O presidente do Sindicato dos Servidores diz que a situação atual é a pior dos últimos 10 anos e que a falta de clareza dificulta a ação do sindicato.
De acordo com a prefeitura de Lavras, a dívida do Governo do Estado com o município chega a R$ 12 milhões somente referente aos repasses do Fundeb.
Segundo o procurador do município, os repasses estão atrasados desde maio do último ano. O município ingressou com uma ação judicial contra o Estado de Minas Gerais para que os repasses devidos sejam pagos até o dia 9 de janeiro.

Foto: Prefeitura de Lavras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *