São Lourenço Coffee Music reúne 5 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 2 milhões

Com uma extensa e variada programação, incluindo Campeonato Brasileiro de Barismo e Campeonato Mundial Sabiá de Cupping, o evento agitou a aconchegante cidade do Circuito das Águas

 Café de excelência, música de qualidade, Campeonato Brasileiro de Barismo, Campeonato Mundial Sabiá de Cupping, workshops e palestras com especialistas em café e Rota do Café Especial foram alguns ingredientes que fizeram do São Lourenço Coffee Music um sucesso de público, com a participação de 5 mil pessoas; e de negócios, movimentando cerca de R$ 2 milhões na economia da cidade.

O evento foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Praça Brasil, em São Lourenço. A programação teve início na madrugada da sexta-feira, às 5h30, com um voo de balão sobre a Fazenda Sertão, uma das principais propriedades produtoras da região.

Logo depois, às 9h30, foi aberto oficialmente o Campeonato Brasileiro de Barismo, disputado nas modalidades Coffee in Good Spirits, que destaca as habilidades de mixologista do barista, com a combinação de cafés e bebidas alcóolicas; e Latte Art, na qual os profissionais devem demonstrar criatividade na execução de desenhos no café, utilizando leite.

A competição reuniu os principais baristas do Brasil e os vencedores (confira na lista abaixo) vão representar o País no Campeonato Mundial de 2020, na Austrália.

São Lourenço Coffee Music também foi palco de outra competição importante: o terceiro Campeonato Mundial Sabiá de Cupping, no qual o competidor deve aspergir, por meio de uma colher, o café disponibilizado pela organização do torneio, devendo emitir o som característico da execução de um cupping ou qualquer outro ruído resultante da aspersão do líquido.

O torneio foi disputado nas categorias Sabiá, que consagra o assobio mais alto (medido em decibéis), com vitória de Anderson Reis; e Rouxinol, que destaca o assobio mais belo (voto popular), vencida por Phelippe Nascimento.

A programação do São Lourenço Coffee Music também incluiu workshops e palestras com grandes personalidades da cultura do café no Brasil, tais como Mariana Proença, da Revista Espresso; Francisco Rabelo, mestre e instrutor de torra; Luiz Paulo Filho, diretor da Exportadora Carmocoffees; Luiz Salomão, diretor da empresa Bunn; o médico Alex Ribeiro, da Unimed Circuito das Águas; e Carolina Barreto, do Café Três Corações.

Nas noites de cada dia do evento, os participantes puderam relaxar curtindo uma boa música na Praça Brasil, que foi palco para shows das bandas “De Assis Trio”, “Coyotes”, “Gabriel Laender”, “Moonhead” e “Dino”.

Para o diretor da Production Eventos, Milton Furtado, organizador do São Lourenço Coffee Music, o evento foi um sucesso, com a geração de muitos negócios e um retorno muito positivo para os participantes e para a cidade. “Penso que conseguimos que o São Lourenço Coffee Music ressaltasse a posição de destaque que Minas Gerais ocupa no cenário do café no Brasil, como maior produtor e exportador, segundo maior consumidor e uma das principais fontes de cafés especiais do País”, avaliou.

Resultados

Campeonato Mundial Sabiá de Cupping

Categoria Sabiá – Anderson Reis

Categoria Rouxinol – Phelippe Nascimento

Campeonato Brasileiro de Barismo

Categoria Latte Art

1° Lugar – Tiago Gonçalves da Rocha

2° Lugar – Daniel Acosta Busch

3° Lugar – Leonardo Correa Ribeiro

4° Lugar – João Augusto Michalski

5° Lugar – Leonardo Pires Araújo Gallo

6° Lugar – Emerson do Nscimento Bezzerra

Categoria Coffee in Good Spirits

1° Lugar – Emerson do Nscimento Bezzerra

2° Lugar – Murilo Guedes Casado Semeghini

3° Lugar – Daniel Munari

4° Lugar – Thiago Luiz dos Santos

5° Lugar – Igor Sales

6° Lugar – Gabriel da Cruz Guimarães

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *