Roda de conversa em Lavras vai debater violência contra a mulher

Uma pesquisa feita pelo Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança, com dados referentes a 2016, revela que 503 mulheres brasileiras são vítimas de agressão física a cada hora; entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram e apenas 11% procuraram a delegacia da mulher; em 61% dos casos, o agressor é um conhecido; em 19% das vezes, eram companheiros atuais das vítimas.

Visando debater a violência que persiste contra as mulheres, uma Advogada e uma Psicóloga e Coach vão realizar em Lavras um evento para auxiliar mulheres que são vítimas de agressão. Luciana Alvarenga é advogada e pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões; Ximena Oliveira é Psicóloga e Coach, ela é especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade São Paulo (USP).

As duas se uniram e desenvolveram um projeto visando ajudar as mulheres que são vítimas de agressão, o projeto foi denominado “Dê voz ao seu silêncio!”, ele tem como objetivo acolher, ouvir e orientar mulheres (inclusive mulheres trans) em situação de violência doméstica. Elas querem reunir essas vítimas para ouvir suas histórias. O propósito da roda de conversa é oferecer às participantes um espaço específico para esclarecimento quanto aos direitos da mulher, classificando todos os tipos de violência doméstica contidos na Lei Maria da Penha, bem como mostrar a importância do suporte psicológico mediante casos de adoecimentos psíquicos advindos destes episódios violentos e sua eficácia no processo da ressignificação da identidade da mulher.

Segundo elas, as participantes terão a oportunidade de ouvir experiências por meio de depoimentos de mulheres que passaram por esta situação e hoje as “superaram”.

A expectativa deste evento é receber não só mulheres que vivenciam ou vivenciaram situações de violência doméstica, como aquelas que se preocupam com a magnitude deste quadro social e que tenham como objetivo disseminar conhecimento, informação e amparo a outras mulheres.

O projeto “Dê voz ao seu silêncio!” será realizado no dia 24 de maio, uma quinta-feira, às 19h30 no Lavras Apart Hotel. Para se inscrever e quebrar esse silêncio que perturba buscando ajuda, basta acessar o endereço eletrônico: bit.ly/rodadeconversadevozaoseusilencio, preencher seus dados e responder a quatro perguntas.

Quem preferir o telefone basta fazer contato: (35) 9 8858-8202 / (35) 9 9110-3784.

Fonte: Jornal de Lavras / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *