Prova adiada do Enem coincide com data de vestibular do IF Sul de Minas

O processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) coincide com o período escolhido para aplicação das provas adiadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As datas das provas para cerca de 191 mil alunos será nos dias 3 e 4 de dezembro, enquanto o vestibular do IF Sul de Minas já estava agendado para o dia 4 do mesmo mês.

Em todo o Brasil, as ocupações de prédios de insituições de ensino são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos. O Mistério da Educação (MEC) vai divulgar na sexta-feira (4) uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Enem será adiado. Nenhuma escola que já foi apontada na lista será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o responsável pelo setor de vestibular e concurso da instituição, Guilherme Camilo, a coincidência das datas pode prejudicar alguns inscritos no processo seletivo.

“Acreditamos que algumas pessoas, principalmente em Poços de Caldas, possam ter feito as duas inscrições. A nossa prova será no período da manhã e o ENEM será aplicado à tarde. Por isso, alguns estudantes talvez tenham que optar por fazer nosso processo seletivo ou o Enem, ou ainda arriscar e passar os dois períodos do dia fazendo provas”, disse.

Campus da UEMG em Poços de Caldas é ocupado contra PEC 241 (Foto: Marcelo Rodrigues/EPTV)
Campus da UEMG em Poços de Caldas também foi ocupado por estudantes (Foto: Reprodução EPTV/Marcelo Rodrigues)

Ainda segundo o representante da instituição, em um primeiro momento, a data para a aplicação do vestibular será mantida.

“Temos dois cenários. O primeiro é que se o Enem realmente for aplicado neste próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, nós vamos manter a prova do dia 4 de dezembro, porque o número de afetados será menor. Já o segundo cenário é que caso o MEC transfira o Enem para os dias 3 e 4 de dezembro para todos os inscritos no Brasil, aí vamos repensar uma nova data para o nosso vestibular”, explicou Camilo.

Vestibular 2017/1º – IF Sul de Minas
Para o vestibular 2017/1º do IF Sul de Minas foram ofertadas 1.805 vagas para cursos técnicos e 1.225 para cursos superiores nos municípios de Carmo de Minas (MG), Cássia (MG), Inconfidentes (MG), Machado (MG), Muzambinho (MG), Ouro Fino (MG), Passos (MG), Poços de Caldas (MG), Pouso Alegre (MG) e Três Corações (MG). A prova será no dia 4 de dezembro das 8h15 às 12h15.

O número de inscritos para o vestibular ainda não foi divulgado, porque as inscrições continuam abertas até a terça-feira (8) e, segundo a instituição, o levantamento deverá acontecer até o dia 17 de novembro.

Enem 2016
De acordo com a lista divulgada pelo MEC, 61 instituições de ensino de 21 cidades mineiras terão provas do Enem apenas em dezembro. Somente em Belo Horizonte, são 15 escolas afetadas. Em todo o país, 304 locais tiveram as provas remarcadas, o que afeta 191,4 mil dos 8,7 milhões de inscritos para o Enem 2016.

Poços de Caldas continua sendo o município com o maior número de ocupações no Sul de Minas, totalizando sete instituições de ensino.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *