Prefeitura e Universidade Federal de Lavras assinam convênio para construção de hospital

A prefeitura e a Universidade Federal de Lavras, assinaram um convenio para a construção de um “Hospital Dia” na cidade. Segundo a Ufla, o hospital vai funcionar em regime de semi-internação e vai atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A obra está prevista para começar no fim de 2018.

O antigo Hospital do Coração já foi demolido e agora a área vai dar espaço ao Hospital Dia Universitário, que pretende receber cerca de 360 estudantes de Medicina da faculdade para as aulas práticas, atendendo a população gratuitamente.

“O atendimento de pequenas cirurgias, então isso nós teremos, tanto em cirurgia geral [quanto na] parte de hematologia, parte de ginecologia. São procedimentos que são passíveis de serem realizados no dia, pela manhã, e o paciente é mantido em observação e liberado à tarde”, explica Vitor Mati, coordenador do curso de Medicina da Ufla.

Os planos para a construção do Hospital Universitário começaram em 2013. Inicialmente, quando a Ufla anunciou a compra do Hospital do Coração, a ideia era restaurar e ampliar o espaço que seria entregue em 2015. Depois a universidade informou que iria investir em uma estrutura própria com cerca de 40 mil metros quadrados. Agora o projeto foi repensado e deve ser menor e em parceria com a prefeitura.

A universidade, no entanto, ainda não divulgou o valor do investimento, mas informou que já tem verba garantida. O projeto prevê a construção de um pronto socorro que será mantido pela Prefeitura de Lavras, como uma contrapartida do projeto.

“Esses gastos na urgência estarão sob responsabilidade da prefeitura, [como a] manutenção de pessoal”, completa Vitor Mati.

O Curso de Medicina da Ufla tem três anos e atualmente conta com 150 alunos.

Novo hospital deve ser construído onde ficava o antigo Hospital do Coração (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *