Ovos de Páscoa estão mais caros e menores, diz Procon em Poços, MG

Ovos de Páscoa diminuíram de tamanho e ficaram mais caros em Poços de Caldas, segundo pesquisa do Procon (Foto: Reprodução EPTV)
Ovos de Páscoa diminuíram de tamanho e ficaram mais caros em Poços de Caldas, segundo pesquisa do Procon (Foto: Reprodução EPTV)

A poucos dias da Páscoa, os supermercados estão cheios de produtos para a data, de ovos de chocolate a bacalhau. Há opções pra todos os gostos, mas aparentemente, não pra todos os bolsos. Segundo uma pesquisa do Procon de Poços de Caldas (MG), os produtos sofreram uma alta de até 42%, e além disso, os ovos de chocolate estão menores.

Segundo a pesquisa, o aumento dos produtos de Páscoa varia de 1,8% até mais de 42% em comparação com os valores do ano passado. O azeite de 200 ml, por exemplo, aumentou 42,64%. O de 500 ml, 41,61%. O bacalhau do Porto aumentou 35,40% de valor, e o ovo de chocolate diet de 200 gramas, aumentou 30,6%.

O mais curioso é que tem produtos que além de mais caros, estão menores. Um ovo de chocolate, por exemplo, que no ano passado pesava 230 gramas e custava em média R$ 26, esse ano está pesando 210 gramas e o preço é de R$ 35.

“Daqui a pouco você leva a embalagem, paga pela embalagem sem o produto interno”, reclama o aposentado Vagner Gianelli.

Segundo o gerente de um supermercado na cidade, Gustavo Almeida, um dos responsáveis por esse aumento seria a alta do dólar. “A parte do azeite, por exemplo, teve reajuste tributário. Já a parte de chocolate e bacalhau, foi o dólar que subiu demais em relação ao ano passado, então teve esse reajuste, por causa da matéria-prima. Até mesmo dos brinquedinhos que vêm dentro”, explica.

Com isso, o consumidor reduz a lista de compras para a data. Na casa da dona de casa Kedima Dora Mendes Lima, esse ano o domingo de Páscoa vai ser sem a tradicional bacalhoada. “Olha, infelizmente, com esse preço salgado não vamos ter. Está muito caro, temos que substituir por outro peixe mesmo”, conta.

E quem não consegue escapar das compras, vai sentir no bolso. A filha da cozinheira Adriana dos Santos pediu um ovo de Páscoa que vem com um brinquedo. “Mas esse ano, vai ser um menor e barato”, completa a mãe.

Fonte: G1/EPTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *